CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Município apela à assinatura da petição pública: «Pela Construção do Hospital no Seixal»

31 de outubro de 2024

O Município do Seixal apela à subscrição da petição pública: «Pela Construção do Hospital no Seixal», contando nesta luta com a Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, a Plataforma «Juntos pelo Hospital do Seixal», o movimento associativo e as forças vivas do concelho e a população em geral.

«Não desistimos e voltamos a exigir, com urgência, a construção do tão prometido hospital público na região. O atraso desta obra essencial, cuja promessa remonta há mais de uma década, continua a deixar milhares de utentes sem resposta adequada em termos de saúde, obrigando muitos a recorrer a hospitais sobrelotados e a enfrentar tempos de espera inaceitáveis», afirma Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal (CDU).

Paulo Silva acrescenta que «a assinatura da petição é um passo fundamental para demonstrar, ao governo, que a população não pode esperar mais, pois a saúde é um direito básico e todos devem ter acesso a serviços médicos de qualidade e próximos das suas residências. Por isso, todos são convidados a assinar a petição online (https://peticaopublica.com/?pi=hospitaldoseixal) e a partilhar esta mensagem com amigos, familiares e colegas».

De referir que a tão prometida unidade hospitalar alivaria em muito  o Hospital Garcia de Orta, em Almada, e seria um suporte de rectaguarda às unidades de cuidados de saúde dos concelhos de Almada e Seixal, onde se regista um elevado número de utentes sem médico de família. Recorde-se que entre os anos de 2011 e 2021, o concelho do Seixal teve um aumento de população de 8.238 pessoas. Se se contar com o vizinho concelho de Almada, o aumento populacional atinge os 11.446 cidadãos. Se tivermos em conta que desde 2021 muita gente trocou Lisboa pela Margem Sul devido ao aumento de preços na habitação, então poderemos afirmar com segurança que, hoje, esse incremento é bastante superior.



Apesar de haver terreno e projecto, o Hospital do Seixal continua a ser uma miragem «3D»...