Esta ligeira descida das rendas em Lisboa e Porto no início de 2025 é, muito provavelmente, um sinal de estabilização num ciclo extremamente dinâmico. Porém, não altera de forma profunda as condições de mercado que têm vindo a caracterizar o arrendamento urbano em Portugal. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
Espera-se que a taxa de adoção global da tecnologia blockchain na Construção cresça significativamente nos próximos anos. Opinião de Bruno de Carvalho Matos.
Se tivéssemos um parque edificado com isolamento decente - janelas de três camadas, capoto exterior e ventilação mecânica controlada, por exemplo - e se cada prédio tivesse, mesmo que em microescala, painéis fotovoltaicos com baterias de apoio, muitas famílias nem teriam sentido o blackout. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
O próximo governo terá de fazer mais do que prometer. Terá de desbloquear. Opinião de Joana Neto Mestre, Advogada.
Num cenário global marcado por incertezas económicas, cresce a urgência em encontrar soluções eficazes para garantir estabilidade e autonomia financeira. Neste contexto, o setor imobiliário destaca-se como uma das alternativas na construção de património sólido. Opinião de Bárbara Barroso, CEO MoneyLab.
Estamos a duas semanas de conhecer qual será o novo Governo que sairá das eleições legislativas antecipadas de 18 de maio. Seria importante que os Portugueses ficassem a perceber que, entre partido(s) vencedor(es) e vencidos, passaria a existir um consenso no que a Habitação diz respeito. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
É crucial a integração de tecnologias de informação avançadas e inteligentes no setor da construção e do imobiliário para o desenvolvimento de cidades mais resilientes, sustentáveis e centradas nas necessidades e preferências dos cidadãos. Opinião de Bruno de Carvalho Matos.
Nos primeiros três meses de 2025, os pedidos de apoio para pagar habitação praticamente duplicaram em relação ao período análogo, o que, quer dizer apenas uma coisa: o frágil equilíbrio que existia entre o salário auferido e o custo de vida foi definitivamente rompido. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
A procura de uma casa ideal, que assente nos pressupostos do que uma família está disposta a pagar para a conseguir, tornou‑se um desafio de contornos quase épicos: é quase tão complicado como encontrar um unicórnio a distribuir chaves de apartamentos. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
Com um planeamento adequado e a escolha certa do imóvel, 2025 pode ser mais um ótimo ano para investir no setor imobiliário. Opinião de Henrique Dabdab, CEO do Meoagent.