Novas centralidades emergem, potenciadas por investimento público e privado, dando origem a territórios mais equilibrados, funcionais e atrativos para viver. Opinião de João Sousa, CEO JPS Group.
A discussão sobre a Inteligência Artificial no ensino superior tem sido marcada por extremos, desde a proibição apressada ao entusiasmo pouco refletido. Opinião de Teresa Florentino PhD na ESAI.
A estrutura das organizações e o problema da decisão. Opinião de José J. Paraíso, Real Estate Executive | Investment, Development & Business Leadership.
A habitação deixou de ser apenas um dos muitos problemas sociais na agenda política europeia para se tornar um dos seus eixos centrais. Opinião de Gonçalo Carvalho Miguel, da Laplace Real Estate Intelligence.
A verdadeira transformação urbana não se mede pela quantidade de tecnologia implementada, mas sim pela capacidade de essa tecnologia gerar valor tangível na vida das pessoas. Opinião de Rui Castilho Dias, Manager em Administração Pública e Territórios na Minsait em Portugal (Indra Group).
A crise da habitação permanece o desafio mais visível e transversal, reconhecida pelo próprio Governo no Orçamento do Estado para 2026 como uma "grave crise habitacional". Opinião Francisco Miranda.
O design de luxo é um dos fatores que fortalece a ideia de exclusividade e de luxo num imóvel. Num mercado competitivo como é o mercado imobiliário premium são os pormenores que diferenciam. Opinião de Daniela Rebouta, Sales Director da Engel & Völkers Lisboa, Oeiras & Setúbal.
Tal como um sistema informático sujeito a “bugs” após o lançamento, também a primeira versão do Simplex urbanístico revelou falhas que comprometeram a sua eficácia. O novo diploma surge como uma atualização crítica. Opinião de Sofia Rodrigues Nunes e João Marques Rodrigues, da Gómez-Acebo & Pombo em Portugal.
Durante anos, a construção sustentável foi vista como um “luxo verde”, reservado a quem podia pagar por soluções ambientalmente responsáveis. Hoje, essa perceção já não se aplica. Opinião de Roberto Teixeira, CEO Ownest.
Vamos ser claros: se ainda ignora o desempenho energético e o risco de carbono no seu portefólio imobiliário, está a ficar para trás. Os investidores estão a mexer-se. As regulamentações estão a tornar-se mais rigorosas. Opinião de Javad Hatami, CEO da Builtrix.