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Central Rodoviária de Leiria já tem projecto de arquitectura aprovado

6 de setembro de 2023

A proposta vencedora do concurso de concepção do projecto de arquitectura e especialidades da Central de Mobilidade de Leiria, com um investimento previsto de 1,9 milhões de euros, foi revelada esta terça-feira em reunião de Câmara.

Segundo o júri do concurso, a proposta vencedora propõe uma praça aberta, estabelecendo uma relação com a frente de rio e com a realidade edificada: uma praça aberta com um edifício translúcido e transparente, com dois pisos, refere o relatório final do júri.

No piso 0 encontra-se a parte pública do programa, zona de bilheteira e quiosque, e no piso 1 a parte administrativa.

A proposta vencedora garante a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, assim como a pessoas invisuais através de guias texturadas no pavimento, que levam até aos cais individuais.


Uma praça aberta junto ao Estádio

“A solução demonstra a melhor adequação das soluções construtivas propostas para o empreendimento ao valor global previsto para a sua construção, verificando-se uma equilibrada distribuição dos custos orçamentais previstos para a intervenção”, lê-se no documento, que realça ainda a garantia de sustentabilidade da solução, no que concerne aos aspectos ambientais e de manutenção futura, mas igualmente face às exigências funcionais de segurança, habitabilidade e durabilidade.

“A proposta apresenta a melhor resposta aos objectivos do programa proposto pelo Município, demonstrando elevada capacidade de articulação dos espaços projectados”, acrescenta o júri.

A Central de Mobilidade envolve uma área total de intervenção de 7.850 m2, com 2.275m2 de cobertura, com sala de espera com capacidade para 100 pessoas, bilheteira, área de encomendas, hall de serviço, sanitários, bar, lounge com 20 lugares, sala de reuniões, área administrativa com diversos gabinetes.

Os autocarros acedem à Central de Mobilidade a partir da rotunda do Estádio, dispondo de 14 lugares para a tomada e largada de passageiros em espaço coberto e um lugar adicional, mais próximo do rio, para acostagem rápida dos autocarros do mobilis.

Existe ainda uma zona de acostagem de seis carros para largada e tomada de passageiros e uma zona dedicada a oito táxis em simultâneo.

Entre as quatro propostas submetidas, o júri decidiu pela exclusão de duas, dado que alguns dos elementos e documentos que as materializam contêm dados que permitem identificar o autor ou autores, violando, desta forma, a obrigação de manutenção de anonimato.

Na altura não foi divulgado o nome o atelier de arquitectura autor do projecto vencedor.