Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Design
Herdade Grande

Herdade Grande

Rótulo de tributo à mulher alentejana conquista prémio de design internacional

18 de fevereiro de 2026

A Herdade Grande foi distinguida nos German Design Awards, uma das mais relevantes competições internacionais de design, com o prémio Winner, atribuído à imagem e rótulo do Azeite Herdade Grande Virgem Extra.

O reconhecimento distingue o trabalho criativo desenvolvido pela agência M&A Creative, responsável pela concepção de um rótulo profundamente enraizado na identidade cultural do Alentejo. Inspirado no tradicional lenço feminino alentejano, o design concretiza um objectivo de tributo à mulher alentejana, símbolo de força, resiliência, saber e ligação à terra.

"A Herdade Grande, casa centenária sediada na Vidigueira, tem vindo a procurar perpetuar o património histórico, cultural e identitário do Alentejo, valorizando as suas gentes, tradições e modos de vida, através de diversos produtos, em particular o vinho, mas também o azeite. Este prémio, que nos enche de orgulho e satisfação, é resultado da colaboração com a M&A, agência que tem vindo a acompanhar-nos com a sua criatividade", afirma Mariana Lança, directora-geral da Herdade Grande. "A imagem do rótulo é inspirada num verdadeiro lenço tradicional alentejano, gentilmente cedido pela nossa querida Teresa, uma das mais antigas colaboradoras da Herdade Grande, que alinhou prontamente na ideia e nos deu a escolher uma série de lenços antigos que tinha guardados", termina.

O rótulo Herdade Grande foi premiado entre mais de 3.900 projectos provenientes de 57 países, com o júri internacional independente dos German Design Awards a destacar a originalidade, coerência conceptual e qualidade estética do rótulo.

Vinho com alma alentejana

A Herdade Grande é uma propriedade alentejana, sediada no Alentejo, a 5 Km da Vidigueira, e berço centenário da família Lança, que ali se instalou em 1920, com uma forte tradição no sector agrícola e na viticultura. A aposta na produção de vinho foi acentuada de forma estratégica, desde 1980, pelo actual proprietário, António Lança, carismático agrónomo que restruturou as vinhas existentes e desenhou o património de castas que hoje evolui no terroir Herdade Grande, ao longo de 60 hectares (capacidade de produção para 400.000 garrafas). A visão inovadora e experimentalista levou à conjugação das variedades emblemáticas da região com as grandes castas nacionais e internacionais que, pela adaptabilidade e originalidade, melhor contribuem para a expressão genuína dos vinhos alentejanos. 

Em 1997, a Herdade Grande começou a engarrafar os próprios vinhos, assumindo-se como um dos mais antigos e reputados projetos familiares da região. Propriedade centenária, a Herdade Grande celebra também a quarta geração da família Lança presente, graças ao contributo de Mariana Lança, filha de António Lança, também ela agrónoma, com mestrado em Viticultura e Enologia, e uma apaixonada pela herdade que o seu bisavô descobriu em 1920.