Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
HaierJPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Rentabilidade da habitação para arrendamento recua para 6,3% no início de 2026

Imagem gerada por IA

Rentabilidade da habitação para arrendamento recua para 6,3% no início de 2026

6 de abril de 2026

A rentabilidade bruta decompra de casa para arrendar em Portugal desceu para 6,3% no primeiro trimestre de 2026, menos 0,9 pontos percentuais face ao mesmo período de 2025, segundo dados do idealista.

O retorno tem vindo a cair de forma consistente, situando-se também abaixo dos 7,3% registados em 2024 e dos 7,5% observados em 2019.

A análise por capitais de distrito – segundo o portal especializado - mostra Bragança como o mercado mais rentável, com 8%, seguido de Castelo Branco (7,9%). Já Lisboa apresenta a rentabilidade mais baixa, com 4,3%.

Outras cidades com retornos intermédios incluem Coimbra e Santarém (6,5%), enquanto Porto regista 4,9%.

Além da habitação, os dados indicam que outros segmentos oferecem maior retorno: escritórios apresentam uma rentabilidade de 8,2% e lojas de 8,1%, superando o residencial. Garagens registam 5,5%.

Segundo o idealista, os valores resultam da relação entre preços de venda e rendas pedidas no mercado, servindo como indicador da atractividade do investimento imobiliário.