Basílica Real de Castro Verde reabilitada em vésperas de ascender a «Monumento Nacional»
A empresa especializada SAMTHIAGO® tem em curso a intervenção de Conservação e Restauro do tecto pintado da Basílica Real de Castro Verde. A intervenção na basílica do Baixo Alentejo é promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Castro Verde e pretende salvaguardar "o valor patrimonial e artístico do tecto, o mais trabalhado a nível de pintura e de arte de toda a extensão da Diocese de Beja".
A Basílica Real de Castro Verde, também referida como Igreja de Nossa Senhora da Conceição, foi edificada no Século XVI, em homenagem à Batalha de Ourique, tendo substituído uma igreja anterior, provavelmente edificada durante o Século XV. Foi reconstruída no Século XVIII e, em 2019, iniciou-se um grande programa de restauro, onde se inclui o processo de restauro do tecto pintado. O edifício inclui ainda um núcleo museológico, o Tesouro da Basílica Real, onde são expostas várias peças sacras do concelho.
Classificada como Monumento de Interesse Público desde 1993, a Basílica Real será em breve reclassificada como Monumento Nacional. O processo foi anunciado pela Directora Regional de Cultura do Alentejo, nos Paços do Município de Castro Verde, por ocasião da assinatura do Auto de Consignação do projecto de restauro, o qual deverá estar concluído durante o Verão deste ano.