CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Hotel - Freepik

Portugal ascende ao TOP3 dos destinos mais atractivos para investimento hoteleiro na Europa

25 de março de 2025

O mercado hoteleiro europeu mantém-se como um sector-chave para os investidores, com Portugal a registar um crescimento notável na atratividade para investimento, de acordo com o European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE, consultora imobiliária. Portugal alcançou a terceira posição no ranking dos destinos mais procurados para investimento em hotelaria, depois de Espanha e Itália, no primeiro e segundo lugares, respectivamente, evidenciando um interesse crescente dos investidores internacionais.

A nível de cidades, Lisboa entra directamente para o quarto lugar das cidades mais atractivas para investimento hoteleiro, destacando-se pela sua crescente relevância no panorama europeu. Em 2024, a capital portuguesa não constava no ranking, o que demonstra uma evolução significativa da sua competitividade e do apelo junto dos investidores.

"O sector hoteleiro português tem vindo a consolidar a sua posição como um dos mais dinâmicos da Europa, impulsionado por um turismo resiliente e por um mercado cada vez mais sofisticado. O facto de Portugal ter subido quatro posições neste ranking reflete o reconhecimento da sua robustez e do potencial de crescimento sustentável", afirma Duarte Morais Santos, Diretor de Hotéis da CBRE Portugal.

Mais de 90% dos investidores estão dispostos a manter ou a aumentar a alocação de capital ao sector
Embora os inquiridos prevejam que a situação geopolítica será o principal desafio para o investimento em 2025, a confiança no mercado hoteleiro europeu continua a crescer. Mais de 90% dos investidores estão dispostos a manter ou a aumentar a alocação de capital ao sector. O sector oferece retornos competitivos e o sentimento otimista dos investidores permanece, com boas perspetcivas de rentabilidade e um desempenho superior relativo em relação a outras classes de activos como principais razões para aumentar a sua alocação a hotéis.

Espanha continua a ser o principal destino de investimento, pelo segundo ano consecutivo, apoiado pelos fundamentos do mercado a longo prazo e pela procura turística sustentada. A Itália ultrapassou o Reino Unido, ocupando o segundo lugar do ranking. O crescente interesse no sector hoteleiro italiano é generalizado, impulsionado pela oferta diversificada de hospitalidade do país e pelo surgimento de um novo grupo de hotéis de classe internacional. Portugal e o Reino Unido ficaram, conjuntamente, em terceiro lugar, enquanto França e Grécia mantiveram o quarto e quinto lugar, respectivamente.

Ao nível de cidade, Londres continua a ser a principal escolha para investimento. Madrid solidificou ainda mais o seu estatuto de segunda cidade mais atrativa para o investimento hoteleiro, com Roma a completar o Top3 de cidades, subindo da quarta posição alcançada em 2024. Lisboa e Barcelona completam o Top5. 

Os investidores continuam a procurar o produto urbano - 65% dos inquiridos consideram o CBD e as cidades de entrada os locais mais atrativos - afirmando o seu estatuto como centros de procura a longo prazo, apoiados por viagens de negócios e de lazer resilientes. As cidades secundárias ganharam força e, de acordo com este estudo da CBRE, 12% dos inquiridos afirmaram que são as oportunidades de investimento mais atractivas, impulsionadas pela crescente confiança nos mercados turísticos emergentes que são apoiados por infraestruturas melhoradas e mudanças nos padrões de viagem. 

“O actual desequilíbrio entre a oferta e a procura em toda a Europa continua a ser um factor-chave para o sector”, refere Kenneth Hatton, Director de Hotéis Europeus da CBRE. “Estamos a ver propostas fortes de potenciais compradores que procuram adquirir os melhores activos, reflectidos nos volumes de investimento hoteleiro do ano passado, que aumentaram 34% em relação a 2023, o maior aumento anual para qualquer sector na região”. 

Já Ronald Chan, European Hotels Research Lead da CBRE, comenta: “a Europa foi a região mais visitada por visitantes de todo o mundo no ano passado e é um mercado caracterizado por uma gama diversificada de destinos, sejam centros urbanos vibrantes ou cidades costeiras idílicas. O subsegmento de luxo, em particular, tem sido um ponto de destaque, demonstrando o seu poder de preços através de um impressionante crescimento médio da tarifa diária e acreditamos que ainda existem oportunidades para aqueles que procuram entrar no mercado”.