Município de Setúbal reforça encosta do Forte de São Filipe
A Câmara Municipal de Setúbal está a realizar a segunda fase das obras de reforço estrutural da encosta do Forte de São Filipe, fortaleza património cujas origens remontam ao séc. XIV.
A intervenção, num investimento de cerca de 4,2 milhões de euros, dá continuidade à salvaguarda e valorização do Forte de São Filipe, classificado como monumento nacional, com a concretização de soluções que garantam a segurança e estabilidade global do local e da encosta.
Na primeira fase da obra de reforço estrutural da encosta do Forte de São Filipe, executada em 2018, foram implementadas soluções para evitar o risco de derrocadas, bem como um conjunto de medidas de carácter cautelar.
Em face do estado do Forte de São Filipe, da geologia do local, dos resultados obtidos ao longo dos anos nos vários dispositivos de instrumentação e observação instalados e dos condicionamentos existentes na zona de intervenção, foi determinada a necessidade de dar continuidade à previsão de soluções que estabilizem a encosta.
As intervenções a implementar na segunda fase dizem essencialmente respeito, entre outras, à colocação de microestacas e à realização de ancoragens definitivas, que, por serem elementos activos que acomodam forças de intensidade considerável, promovem a segurança, impedindo que o movimento de instabilidade ocorra.
Em alguns locais terá ainda de ser feita a injecção de caldas e argamassas de cimento no terreno, com o objectivo de preencher vazios existentes e consolidar o solo.
Além da consolidação geral da encosta, as obras contemplam o reforço da estrutura do caneiro e o preenchimento de fendas na muralha do Forte de São Filipe.
A “Intervenção de Natureza Estrutural para evitar derrocadas na encosta do Forte de São Filipe em Setúbal – Fase 2”, adjudicada à empresa DST – Domingos da Silva Teixeira, S.A, tem um prazo de execução máximo de 480 dias.