MIT Center for Transportation & Logistics inaugura laboratório para potenciar a IA na logística
O Center for Transportation & Logistics do Massachusetts Institute of Technology (MIT CTL), EUA, inaugurou um laboratório para investigar a aplicação de novas tecnologias na indústria da logística. A criação deste laboratório contou por capital inicial do grupo intralogístico Mecalux.
O Intelligent Logistics Systems Lab(laboratório de Sistemas Logísticos Inteligentes) vai explorar o potencial do machine learn (ML) e a inteligência artificial (IA) para transformar o futuro da logística e do transporte de cargas.
Este será o ponto de partida de uma colaboração científica entre o MIT CTL e a Mecalux que combina o conhecimento académico da principal universidade tecnológica americana com a experiência prática de uma multinacional com mais de 55 anos de história. A Mecalux irá fornecer a visão técnica e o apoio dos seus especialistas em software e automação durante os próximos anos.
O novo laboratório vai examinar diversas linhas de pesquisa que abordarão alguns dos desafios mais complexos da indústria através de novas perspectivas. Por exemplo, estudará métodos e ferramentas de ponta capazes de produzir previsões de curto prazo altamente precisas com alta resolução espaço-temporal. Esses recursos preditivos vão permitir que serviços de entrega no mesmo dia ou dentro de uma hora atendam às necessidades de empresas e clientes em todo o mundo.
Este espaço dedicado à inovação será liderado pelo Matthias Winkenbach, director de pesquisa do Centro de Transporte e Logística do MIT (MIT CTL). "Queremos apoiar a aplicação de novas tecnologias baseadas em IA e machine learningaos desafios mais importantes que as empresas e a sociedade enfrentam", afirma Winkenbach.
Tecnologia para excelência operacional
A pesquisa do novo centro do MIT, fundada com o apoio da Mecalux, ajudará a indústria a projectar cadeias de abastecimento que forneçam atendimento ao cliente da próxima geração de uma forma mais económica e sustentável. "A excelência operacional depende da integração perfeita da tecnologia autónoma nas operações do armazém. A IA e o machine learning podem desempenhar um papel fundamental na planificação e controle desses recursos", explica Javier Carrillo, CEO da empresa de tecnologias de armazenamento Mecalux.
O Intelligent Logistics Systems Lab del MIT CTL vai analisar o contributo das novas tecnologias no controle de sistemas autónomos de transporte e entrega e na automatização de processos como picking, classificação, embalagem e expedição de pedidos de armazéns ou lojas. Outro campo de estudo será o desenvolvimento de métodos que combinem pesquisa operacional (PO) e ML. O seu objectivo é resolver problemas de optimização combinatória cada vez mais complexos e heterogéneos, cruciais para o sucesso do sector logístico. Entre os problemas que eles podem resolver estão a gestão de rotas de veículos, planificação do stock, transporte e design de rede, entre outras.
Fundado em 1973, o MIT Center for Transportation & Logistics é um ambiente dinâmico onde líderes do setor, professores e alunos combinam seu conhecimento e experiência para promover a educação e a pesquisa da cadeia de suprimentos. Conta com mais de 80 pesquisadores e professores de várias disciplinas que buscam promover a prosperidade dos negócios e da sociedade.