Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Lisboa vai avaliar exercício do direito de preferência na venda do Pátio da Quintinha

 

Lisboa vai avaliar exercício do direito de preferência na venda do Pátio da Quintinha

20 de novembro de 2025

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, avaliar o eventual exercício do direito de preferência na venda do Pátio da Quintinha, no Beato, onde vivem 95 pessoas. A decisão surgiu após proposta do PCP, apresentada extra-agenda, e recebeu o apoio de todas as forças políticas representadas no executivo.
O objectivo é analisar se a intervenção municipal pode garantir a protecção do direito à habitação das 33 famílias que ali residem, num contexto em que o imóvel foi colocado em leilão electrónico entre 24 de Outubro e 14 de Novembro. O prédio, com valor base de 2,35 milhões de euros, recebeu uma proposta máxima de 1,05 milhões.
O PCP alertou que a alienação do Pátio da Quintinha coloca os moradores sob “risco sério” de perda de habitação, defendendo que o município deve assegurar estabilidade contratual e segurança habitacional. A proposta hoje aprovada determina que, caso a avaliação conclua existir vantagem pública, a Câmara deverá avançar com o exercício do direito de preferência.
O Pátio da Quintinha é um prédio urbano com 3.387,8 m², 49 unidades independentes e valor patrimonial tributário de 2,62 milhões de euros.
O executivo municipal, liderado por Carlos Moedas (PSD/CDS-PP/IL), governa em minoria, contando com o apoio pontual das restantes forças políticas para aprovar iniciativas deste tipo.

DI/Lusa