Viana do Castelo restaura chafariz do séc. XVI que é monumento nacional
A Câmara Municipal de Viana do Castelo iniciou a empreitada de conservação e restauro do Chafariz da Praça da República, classificado como Monumento Nacional desde 1910. A obra, num valor superior a 122 mil euros, acrescido de IVA, conta com um prazo de execução de 6 meses.
“Em causa estão patologias da pedra que afectam o chafariz, a necessidade de substituição da tubagem interior e da consolidação da estrutura” - refere a autarquia minhota. Daí que seja necessário que o chafariz seja desmontado para ser tratado e voltar a ser colocado.
O Chafariz da Praça da República é do século XVI. Foi construído, ou pelo menos concluído em 1559, sendo obra do mestre canteiro João Lopes “o velho”, o mesmo que alguns anos antes executara o chafariz de Caminha e, muito provavelmente, alguns dos chafarizes semelhantes que podemos encontrar em cidades galegas como Pontevedra.
A obra de arte encointra-se na antiga Praça da Rainha, actual Praça da República, em frente aos antigos Paços do Concelho. É uma obra renascentista, o último de um conjunto de três projectos monumentais realizados pelo canteiro portuense.