Centro Náutico de Juromenha dá (ainda) mais vida ao Alqueva
O município alentejano do Alandroal vai arrancar com as obras do Centro Náutico de Juromenha, no extremo norte de Alqueva, situado em frente do Centro Náutico de Villareal (Olivença), do ladoespanhol do rio Guadiana.
O projecto corresponde a uma das três áreas recreativas e de lazer prevista no Plano de Ordenamento das Albufeiras de Alqueva e Pedrogão (POAAP) para o concelho do Alandroal (Azenhas D´El Rei em Montejuntos (já concretizado), Águas Frias, junto à aldeia do Rosário e Juromenha).
O projeto, revelou o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo (PS), conta com um financiamento de 400 mil euros do Turismo de Portugal, no âmbito de uma candidatura do município à Linha +Interior Turismo e cuja assinatura ocorreu a semana passada.
O financiamento de 400 mil euros a fundo perdido, e que permite alavancar cerca de 560 mil euros de investimento, permite ao município arrancar com esta infraestrutura estimada em mais de um milhão de euros (ancoradouro, rampa para barcos, zona de lazer, instalações sanitárias, balneários, estacionamentos e acessos), havendo ainda uma componente importante de natureza privada (restaurante e animação turística).
O município de Alandroal estabeleceu como uma das prioridades para o desenvolvimento do concelho a aposta na valorização das áreas junto à água como forma de atrair visitantes e novos residentes, e em consequência, permitir que surjam diversas formas de investimento privado e dinâmica económica.
Esta infraestrutura insere-se ainda na estratégia de revitalização da vila de Juromenha, que tem como projecto-âncora a consolidação e restauro das muralhas da fortaleza (em curso, num investimento superior a 5 milhões de euros), no acolhimento de um projecto REVIVE no interior da mesma, assim como a criação de um centro de acolhimento ao visitante no antigo Posto da Guarda Fiscal (em fase de conclusão) e prevê ainda intervenções de melhoria da mobilidade e acessibilidade dos arruamentos da vila.