Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Tejo Energia inicia demolição da central do Pego em Março

Central do Pego - Foto CorreiaPM em Wikipedia

Tejo Energia inicia demolição da central do Pego em Março

19 de fevereiro de 2026

A Tejo Energia vai iniciar em Março a demolição da antiga central a carvão do Pego, em Abrantes. O processo deverá prolongar-se por cerca de três anos e abrangerá todas as infraestruturas ligadas à produção de electricidade a partir de carvão.

Segundo a empresa, a intervenção insere-se na reconversão do complexo industrial e na preparação do local para futuros projectos no âmbito da transição energética. O objectivo é devolver os terrenos às suas condições de base. O ramal ferroviário e a ponte rodoferroviária existentes não serão intervencionados.

As torres de refrigeração e a chaminé — com 116 e 225 metros de altura, respectivamente — serão demolidas na fase final da operação, através do uso controlado de explosivos, por equipas especializadas.



Foto CM Abrantes



A central do Pego, a última a carvão em funcionamento em Portugal, encerrou em Novembro de 2021, após a caducidade do contrato de aquisição de energia com a REN – Redes Energéticas Nacionais.

O desmantelamento ocorre depois de não ter avançado o projecto de reconversão apresentado pela Tejo Energia. O Governo optou por uma proposta da Endesa, baseada em produção renovável com recurso a energia eólica, solar fotovoltaica e armazenamento por baterias, actualmente em fase de licenciamento ambiental.

Durante o pico da empreitada, os trabalhos poderão envolver cerca de 80 trabalhadores. A empresa garante que o processo seguirá boas práticas ambientais, privilegiando a reutilização e reciclagem de materiais e a redução de resíduos enviados para aterro.

Lusa/DI