CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Imagem Google Arts & Culture

Imagem Google Arts & Culture

Imagem Google Arts & Culture

Imagem Google Arts & Culture

Imagem Wikimedia

Roma: Villa Aurora pode tornar-se a casa mais cara do mundo

3 de novembro de 2022

A Villa Aurora em Roma está a ser leiloada pela quarta vez e poderá tornar-se a casa mais cara do mundo. No primeiro leilão o preço era de 471 M€, fruto da avaliação efectuada, mas agora a base de licitação é de 241 milhões.

O que tem esta mansão de 2800 m2 de tão extraordinário para que o preço do metro quadrado tenha chegado na primeira praça aos astronómicos valores de 168 000 euros?

Em primeiro lugar a sua beleza e situação, em pleno centro da capital italiana, por outro as extraordinárias obras de arte que apresenta no seu interior

O Le Figaro Immobilier, refere: “Uma pintura de tecto do famoso pintor italiano Caravaggio, mestre do claro-escuro, no primeiro andar, bem como murais de Guerchino, outro pintor do século XVII, explicaria em parte este preço exorbitante. Diz-se que só a pintura de 2,7 metros de comprimento vale 310 milhões de euros. O trabalho data de 1597 e retrata Júpiter, Plutão e Netuno com o globo terrestre e os signos do zodíaco.


De 471 a 241 milhões de euros…!

Segundo Ignace Meuwissen, um especialista imobiliário de luxo, a quem foi pedido que a ajudasse a vender a sua propriedade pelo melhor preço é citado pelo Le Figaro Immobilier nestes termos: "Cada propriedade que geri na minha carreira tem sido sobre a venda de bens imóveis. Isto é completamente diferente. Trata-se de vender arte associada a bens imóveis", explica.

A princesa Rita Boncompagni Ludovisi – de seu nome de baptismo Rita Jenrette, e norte-americana texana de nascimento – viveu na maravilhosa mansão com o seu marido, o príncipe Nicolo Boncompagni Ludovisi. Quando este morreu em 2018, ela continuou lá a viver mas disputas com a herança resultantes de processos interpostos pelos filhos do primeiro casamento do príncipe obrigaram a vender o imóvel. Coisa que não se tem adivinhado fácil. Pela quarta vez, a moradia é posta a leilão com um novo desconto. A licitação começa agora nos 241 milhões de euros, quase metade da sua estimativa. “Mas a residência romana poderia ficar com o título de propriedade mais cara do mundo, actualmente detido pelo castelo de Louveciennes, adquirido por 275 milhões de euros pelo príncipe herdeiro da Coroa Saudita, Mohammend bin Salman, em 2015” – refere o Le FI.