CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Campus da Universidade de Ulster Greater Belfast na Irlanda do Norte

Portuguesa Sacyr Somague conclui o novo Campus da Universidade de Ulster Greater Belfast na Irlanda do Norte

3 de novembro de 2022

A empresa portuguesa Sacyr Somague acaba de concluir e entregar o projecto de concepção e construção do novo Campus da Universidade de Ulster Greater Belfast na Irlanda do Norte, um edifício com 75.000 m2.

Este projecto contou com a participação directa de várias empresas portuguesas que, com o apoio da Sacyr Somague, expandiram a sua actividade para a Irlanda do Norte, que nalguns casos significou a sua primeira experiência de internacionalização, representando um volume de negócios de cerca de 45 milhões de euros, no total das empresas.


Campus da Universidade de Ulster Greater Belfast na Irlanda do Norte


Já disponível para o ano académico agora iniciado, o novo edifício inclui cinco átrios e foram precisos mais de 22.000 metros quadrados de vidro para conferir-lhe uma grande luminosidade e permitir a vista para as colinas da cidade. Um dos espaços mais exclusivos do Campus é o jardim situado na cobertura do novo edifício, que dispõe de árvores plantadas em linha com o plano de reflorestamento urbano da cidade de Belfast.


Campus da Universidade de Ulster Greater Belfast na Irlanda do Norte


As instalações do Campus incluem mais de 300 espaços de aprendizagem, uma aula magna com 350 lugares e uma sala de conferências com 250 lugares, 18 elevadores, uma biblioteca de dois andares e salas de estudo privadas com capacidade para 500 alunos, um laboratório biométrico e nove espaços de restauração, incluindo uma cafeteria localizada na cobertura do edifício.

Inspirado nas colinas de Belfast, este edifício de última geração é uma construção moderna que combina a inspiração vitoriana da arquitectura local, com materiais modernos e duráveis, resultando num edifício sustentável para mais de 15.000 alunos e funcionários da universidade. O projecto foi finalista dos World Architecture Awards 2019.


Campus da Universidade de Ulster Greater Belfast na Irlanda do Norte


Como parte do compromisso com a comunidade local, a Sacyr Somague Irlanda desenvolveu inúmeras iniciativas para apoiar os desempregados de longa duração e criar oportunidades de estágio para estudantes. Durante a execução do projeto, foram proporcionados o equivalente a mais de 100 anos de atividades de formação e estágio.