CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Alfredo

 

Preço médio dos imóveis sobe 5,7% no último ano – segundo   o índice Alfredo.

11 de janeiro de 2022

O preço médio dos imóveis subiu 5,7% nos últimos 12 meses, com Aveiro a liderar o crescimento (+20% nos preços) e Castelo Branco em último (-6,6% nos preços), segundo o índice de preços Alfredo, hoje divulgado.

O município onde os imóveis demoraram menos tempo a ser vendidos é Viana do Castelo, com uma média de 96 dias para serem vendidos, enquanto o município onde os imóveis demoram mais tempo a ser vendidos é Castelo Branco, revelaram também os dados recolhidos pela plataforma Alfredo.

O Índice de Preços Alfredo para o mercado residencial é calculado através de uma combinação de dados de mais de 20 fontes de informação, nomeadamente portais de listagem e sites de agências imobiliárias, dados de transacção e algoritmos avançados de Inteligência Artificial. Este índice procura medir com precisão a variação dos preços dos imóveis para o mercado residencial em Portugal.

 

Lisboa com maior oferta de apartamentos

No mês de Dezembro de 2021, Lisboa foi a capital de distrito com o maior número de apartamentos no mercado, 11321, enquanto que Évora, com 61, foi a capital com o número mais baixo. Relativamente aos preços médios, Lisboa foi o

município com o valor mais elevado, 390.000 €, em contraste com o preço médio de 68.000 € para Portalegre, a capital de distrito com o preço médio mais baixo.

Durante o último ano – segundo o estudo - predominou um aumento do preço médio para apartamentos em Portugal.

Aveiro foi o município que registou o maior aumento, tendo-se observado uma variação de 19% e Ponta Delgada foi o município com o crescimento mais baixo, tendo sido a variação nesta zona de -4% no último ano