
Viceroy at Ombria Algarve
Portugal é o país da europa com mais projetos Branded Residential em pipeline
Portugal é o país da Europa com mais projetos branded residencial em pipeline para os próximos cinco anos, com 1.200 unidades residenciais distribuídas por 15 novos projectos, revela o mais recente estudo da Savills Global Residential Development Consultancy - Branded Residences: Portugal Snapshot 2025.
O actual panorama global do segmento foi discutido em Portugal num evento organizado pela Savills Portugal juntamente com a equipa de Global Residential Development Consultancy da Savills, sediada no Reino Unido. A iniciativa contou com duas sessões, uma no Porto e outra em Lisboa, nas quais estiveram presentes alguns dos mais importantes players do mercado.
A oferta neste segmento em Portugal é diversificada e contempla resorts de golfe, como o Viceroy no Ombria Algarve e projectos urbanos cosmopolitas, como o Hyatt Regency Lisbon. À semelhança do que se verifica na maior parte do Mediterrâneo, a procura pelo estilo de vida costeiro continua a ser a força motriz, com os resorts a representarem 72% dos 11 empreendimentos já em operação no país. No entanto, olhando para o pipeline actual , Algarve e Lisboa continuam a ser as áreas de foco. A região do Algarve irá contar com 7 novos projetos previstos para os próximos cinco anos, o que equivale à introdução de mais de 800 unidades de alojamento. Já a capital irá contar com 4 novos projetos (174 unidades).
Em termos ibéricos, Espanha apresenta números semelhantes a Portugal, tanto em número de projetos branded residential concluídos como em desenvolvimento. No entanto, num total de 25 esquemas projetados em cada país até 2031, Portugal apresenta projectos de dimensão superior, com um número total de unidades residenciais de aproximadamente 2.300, em comparação com as 1.300 de Espanha.
A ascensão de marcas “non-hotel” tem sido uma tendência observada internacionalmente, representando actualmente 21% do segmento, com maior representação nos centros urbanos. Portugal tem, igualmente, registado este formato com os projectos de Karl Lagerfeld e do YOO Studio, ambos em desenvolvimento em Lisboa, a competir pelo primeiro projeto com marca “non-hotel”.
“Para além das localizações já estabelecidas em Portugal, como o Algarve e Lisboa, a região da Comporta tem-se vindo a posicionar como o próximo destino de referência para projectos residenciais de marca. A região está claramente preparada para um mercado bem consolidado, competindo com outros destinos de referência na bacia do Mediterrâneo. No entanto, identificamos outras regiões com potencial para este tipo de projeto, nomeadamente a cidade do Porto, um destino urbano cada vez mais reconhecido a nível global para negócios, turismo e novos residentes. Olhando para o futuro, as perspectivas para este mercado em Portugal permanecem muito otimistas, com uma taxa de crescimento extraordinária prevista para os próximos cinco anos, refletindo a confiança dos investidores e utilizadores.”, explica Paula Sequeira, Head of Consultancy & Valuation da Savills
Sector de branded residential deverá crescer, prevendo-se um aumento de 180% dos projectos até 2031
Num contexto europeu, o sector de branded residential deverá crescer, prevendo-se um aumento de 180% dos projectos até 2031, de acordo com a mais recente análise efetuada pela equipa de Global Residential Development Consultancy da Savills.
A Europa foi o terceiro mercado mais activo para branded residences em 2024, depois da América do Norte e da Ásia-Pacífico, representando aproximadamente 18% da rede internacional.
Observando a localização destes projectos, a nível global, a dinâmica urban-resort manteve-se relativamente equilibrada tanto em termos de projectos concluídos como em desenvolvimento. Este é, em geral, o caso na Europa, no entanto, existe uma ligeira predominância dos projetos em contexto de resorts — como resultado dos obstáculos normalmente encontrados no desenvolvimento de novos projetos de residências de marca em cidades históricas, onde encontrar a localização certa, uma escala apropriada e as devidas autorizações de planeamento, pode ser um desafio.
Ao considerar as tabelas de classificação das marcas, é interessante notar que o top 10 global é amplamente dominado por marcas de luxo. Não é o caso na Europa. O Radisson Blu é a marca de hotéis mais activa, com projetos de "condo-hotels” concluídos no Leste e Norte da Europa.
As marcas não-hoteleiras continuam a ser dominadas pela YOO, que apresenta um pipeline de cinco projectos através das submarcas YOO Studio e YOO inspired by Starck, nos próximos cinco anos.
"O que é promissor para Portugal é que, numa perspectiva urbana, Lisboa ocupa o segundo lugar na Europa em número de projetos, seguida de Londres sendo também o mercado de resorts mais ativo da região. A diversidade de promotores e marcas que entram no mercado sinaliza uma forte confiança, sublinhando um crescimento significativo e oportunidades interessantes para o sector branded nos diferentes mercados de Portugal”, conclui Louis Keighley, Head of Development Advisory, Savills Global Residential Development Consultancy.