
The Lince Santa Clara Historic Hotel, em Vila do Conde.

“The Lince Santa Clara Historic Hotel” é o ‘Melhor Empreendimento do Ano’
A cerimónia de entrega do Prémio Nacional do Imobiliário 2025, promovida pela revista “Magazine Imobiliário”, teve lugar no Hotel Vila Galé Sintra, reunindo promotores, arquitectos, construtores e representantes de várias entidades públicas e privadas ligadas ao sector. A iniciativa, já reconhecida como um dos momentos altos do calendário do imobiliário nacional, distinguiu 13 projectos que se destacaram pela sua qualidade, inovação, sustentabilidade e impacto positivo na paisagem urbana e social do país.
O grande vencedor da noite foi o The Lince Santa Clara Historic Hotel, distinguido não só na categoria Turismo, mas também com o prémio de Melhor Empreendimento do Ano, reconhecendo o seu valor patrimonial, a qualidade da reabilitação e o contributo para a dinamização de Vila do Conde. O projecto, promovido pela Slicedays Hotelaria, contou com arquitectura de Carvalho Araújo e construção da Pentapiso.
Entre os restantes vencedores desta edição encontram-se projectos emblemáticos como o Quarteirão do Rossio, promovido pela JCKL Portugal com arquitectura da Contacto Atlântico e construção a cargo da Alves Ribeiro e HCI, que venceu na categoria Comércio. O prémio na categoria Escritórios foi atribuído ao Oriente Green Campus, promovido pela Multiusos Oriente – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, com projecto de Saraiva + Associados e Kohn Pedersen Fox e construção da Mota-Engil. Na categoria Habitação, o destaque foi para o Villa Infante, da Avenue, com projecto de Frederico Valsassina Arquitectos e construção da San José. O Bonjardim, também promovido pela Avenue, venceu na categoria Habitação Norte, com arquitectura do atelier Promontório e construção da Mota-Engil.
Na categoria Habitação Centro, venceu o Turquesa Dafundo, promovido pela VIZTA, com arquitectura do atelier Promontório e construção da UDRA. Já o prémio Habitação Sul foi atribuído ao Horizon Ocean Gardens, promovido por Cetim / Krest, com projecto de Saraiva + Associados e construção da Omatapalo. O prémio Habitação Regiões Autónomas foi para o Savoy Residence | Monumentalis, promovido pela AFA Real Estate, com arquitectura do gabinete RH + Arquitectos e construção da AFAVIAS.
O Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, com projecto do arquitecto japonês Kengo Kuma e construção da HCI, venceu na categoria Empreendimentos Colectivos. O prémio Projecto de Interiores foi atribuído ao Torel Quinta da Vacaria, da Quinta da Vacaria 1616, com projecto de Luís Miguel Oliveira e construção da Costa & Carreira. Na área da Reabilitação, venceu o Museu Aristides de Sousa Mendes, promovido pela Fundação Aristides de Sousa Mendes, com arquitectura do atelier Rosmaninho + Azevedo e construção da EDIBEST.
A distinção Excelência em Eficiência & Sustentabilidade foi atribuída ao projecto Sandwoods, da Avenue, com arquitectura do atelier Bernardes Arquitectura e construção da HCI, evidenciando a crescente importância da eficiência energética e da sustentabilidade no sector imobiliário.
A edição de 2025 do Prémio Nacional do Imobiliário contou com o apoio de várias entidades que contribuíram para a valorização e prestígio da iniciativa. Foi patrocinador oficial a Victoria seguros e banco oficial Santander. Como patrocinadores estiveram a Savills, ERA imobiliária, GROHE, AEG, JUNG, LG e APAL. Contou ainda com o apoio institucional da ADENE, APPII, APEMIP, AICCOPN, ASMIP e AHP. O portal oficial CASA YES, audiovisuais Tecnovisão e na comunicação a agência Green Media.