Habitação by century 21
Observatório do Imobiliário CENTURY 21: O que mudou nos últimos anos (I)
8 de fevereiro de 2024
A Century 21 Portugal apresenta esta quinta-feira o Observatório do Imobiliário, que traça o perfil de quem compra, arrenda e vende casa em Portugal, quais as suas aspirações e a sua realidade.
“O Estudo da Habitação em Portugal 2024: O QUE MUDOU NOS ÚLTIMOS ANOS - Observatório do Imobiliário CENTURY 21” mostra as dinâmicas de procura e oferta de habitação em Portugal no momento actual e a forma como evoluíram face a 2018.
Um dos objectivos desta investigação foi conhecer e compreender as necessidades, preferências e motivações para a procura e oferta de habitação, considerando quer a opção de compra/venda, quer de arrendamento.
Eis as principais conclusões sobre o que mudou em Portugal nos últimos anos:
- Há maior apetência para mudar de cidade (19% para 25%), especialmente entre 30-39 anos;
- Moradias isoladas cativam mais procura (28% para 37%);
- As 3 comodidades mais valorizadas mantêm-se, mas destaca-se a crescente importância de pátios e jardins;
- Duplica a fatia de procura que recorre à venda da casa antiga para financiar a compra de uma nova (12% para 25%).
- O principal motivo para a procura de casa era casar/união (18%) e agora é ter autonomia (21%);
- A maioria das desistências da procura deve-se ao preço (55%), quando antes era por não se encontrar a casa pretendida (42%);
- Hoje abdica-se principalmente no estado de uso da casa (em ser novo ou não precisar de obras), quando antes o principal ponto de cedência era na área;
- Hoje coloca-se em oferta por motivações financeiras e para mudar para casa melhor. Antes as motivações principais eram mudar para casa melhor e aumentar a família.