CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Foto CM de Gondomar

Habitação: Câmara Municipal de Gondomar vota investimento de 182 M€

8 de fevereiro de 2024

A Câmara de Gondomar, na Área Metropolitana do Porto, vai votar na sexta-feira um investimento de 182 milhões de euros (M€) na aquisição, reabilitação e construções de imóveis para habitação.

Na proposta, a autarquia assinala que a 1.ª alteração da Estratégia Local de Habitação (ELH) “permitirá dar resposta a 415 agregados familiares” com carências habitacionais, “através de 811 respostas/intervenções promovidas pelo município”.

Neste contexto, lê-se na proposta, o investimento total previsto é de 182.002.773,90 euros, dos quais mais de 130 milhões estão afetos às intervenções de iniciativa municipal e os restantes 51,4 milhões destinados às intervenções a promover pelas entidades beneficiárias.

Os mais de 130 milhões de euros preveem, numa primeira fase, a aquisição de 345 alojamentos na rubrica “aquisição de fracções ou prédios para destinar a habitação”, 70 na “aquisição e reabilitação de fracções ou prédios para habitação”, 246 na “reabilitação de fracções ou de prédios habitacionais”, 58 na “construção de prédios ou empreendimentos habitacionais” e 92 na “construção de prédios ou empreendimentos habitacionais + aquisição de terrenos destinados à construção de prédio ou de empreendimento habitacional”, elenca a proposta.

A fase 1 da oferta pública, recorda o município, foi aprovada em 30 de Junho de 2023, tendo sido recebidas 67 propostas, das quais 63 estão em apreciação (dado que quatro são repetidas), devendo-se o atraso da sua análise ao ataque informático sofrido pela autarquia, em 27 de Setembro, e que impossibilitou o acesso às propostas recebidas.

Na reunião de sexta-feira, o executivo vai também votar a fase 2 da oferta pública, que prevê a aquisição de mais 352 fracções em todo o território concelhio e um valor estimado de investimento de 53,1 milhões de euros, lê-se na proposta.

Lusa/DI