
placa de comando Voronoi - OLI
OLI conquista prémio de inovação nos Estados Unidos da América
A OLI foi distinguida nos Estados Unidos da América com o DPHA Product of the Year Award 2026, na categoria de Inovação, graças à placa de comando Voronoi. O prémio, atribuído a 28 de outubro, reconhece uma solução desenvolvida em parceria com a Universidade de Aveiro, que alia engenharia industrial, design e materiais com menor impacto ambiental.
A placa Voronoi distingue-se pela utilização de BIO ABS, um material em que 50% das matérias-primas provêm de fontes renováveis de origem biológica, como plantas, algas e resíduos orgânicos. Esta composição permite reduzir a dependência de recursos de origem fóssil.
Inspirado no diagrama matemático de Voronoi, uma estrutura presente em diversos padrões da natureza, o design da placa apresenta uma geometria facetada que cria efeitos de profundidade e jogos de luz e sombra. Os vincos estruturais contribuem ainda para diminuir em 20% a quantidade de matéria-prima utilizada, sem comprometer a resistência e a durabilidade necessárias à utilização diária.
Oito tonalidades inspiradas na natureza
A Voronoi está disponível em oito tonalidades: Pure Glacier, Forest Terra, Arabic Stone, Burnt Terra, Urban Concrete, Organic Gold, Dark Carbon e Raw Umber.
Uma das características da solução é a incorporação da cor diretamente no polímero, dispensando os acabamentos metalizados convencionais, associados a um maior impacto ambiental. Esta opção simplifica o processo de produção e contribui para reduzir a pegada ambiental do produto.
Colaboração entre indústria e academia
O desenvolvimento da placa Voronoi decorreu no âmbito do projeto OLIPUSH, integrado na Agenda ILLIANCE e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto resulta da colaboração entre a indústria e a academia, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para o setor da casa de banho.
O DPHA Product of the Year Award é promovido pela Decorative Plumbing & Hardware Association (DPHA), uma das principais associações norte-americanas nas áreas dos equipamentos para casas de banho e cozinhas, canalização decorativa e ferragens.
A distinção reforça o reconhecimento internacional da inovação desenvolvida em Portugal, num contexto em que a eficiência dos materiais e a redução do impacto ambiental assumem uma importância crescente no desenvolvimento de produtos para a casa.
















