CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Baía do Seixal - Foto cortesia Fernando Guerra

Município do Seixal aprova o maior orçamento de sempre: 189 M€

2 de dezembro de 2024

O Município do Seixal, na margem sul do Tejo, inserido na Área Metropolitana de Lisboa, aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2025, com um orçamento próximo dos 189 milhões de euros

Entre os principais objectivos para 2025 estão elencados um vasto número de infraestruturas, em conclusão ou em arranque nas áreas da Saúde, da Educação, do Desenvolvimento Social. Outra área estratégica do município de maioria CDU é a da Cultura, “prevendo-se a inauguração do Centro Cultural José Saramago (Amora) e a implementação do projecto do futuro Centro Cultural de Corroios”. «Irão também avançar o Centro de Interpretação Patrimonial da Olaria Romana, o Centro Interativo do 25 de Abril e o Centro de Interpretação Ambiental da Baía do Seixal», acrescenta Paulo Silva o presidente do município.



Foto DI



No Desporto, e após as inaugurações do novo Pavilhão da Associação de Moradores dos Redondos - João Costa Lopes, do Complexo Desportivo do Pinhal do General e das novas instalações do Ginásio Clube de Corroios, «continuaremos a investir na requalificação dos equipamentos desportivos municipais, apoiar a execução do Centro de Desportos de Praia e do Complexo Desportivo da Quinta da Princesa e daremos continuidade ao plano de investimentos de equipamentos desportivos do Movimento Associativo Popular», concretiza o presidente da câmara municipal.



Seixal - zona histórica - Foto DI



Para além das questões da água e do seu abastecimento, a disponibilização de habitações para arrendamento a custos acessíveis é um dos principais objetivos para a Juventude. Na área do Ambiente, irá iniciar-se a construção do Parque Urbano de Corroios. Em matéria de Mobilidade, terão início as obras de construção e reformulação da entrada do concelho na zona do Fogueteiro. Também no item da Habitação, será dada continuidade ao processo de realojamento em Santa Marta de Corroios.

A construção da nova esquadra da PSP e do quartel da GNR em Fernão Ferro serão as principais reivindicações, junto do Governo, em matéria de Segurança e Protecção Civil. Ao nível do Desenvolvimento Económico, ficará concluída a requalificação do Mercado Municipal da Cruz de Pau e serão inaugurados o Campus Hovione e o empreendimento hoteleiro da Mundet. A área da Inovação também não será esquecida, prevendo-se a continuação do apoio ao projecto-piloto de promoção de hidrogénio verde (e a sua introdução na rede de gás natural) e em termos de Espaços Públicos será concluída a requalificação das infraestruturas, espaço público e passeio ribeirinho do núcleo urbano antigo de Arrentela e programado o prolongamento do passeio ribeirinho do Seixal.



Imagem do futuro Centro Cultural José Saramago, na Amora