Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
50% das empresas estão dispostas a pagar mais por Smart Buildings - diz relatório da CBRE

Imagem Freepik

50% das empresas estão dispostas a pagar mais por Smart Buildings - diz relatório da CBRE

2 de dezembro de 2024

De acordo com o estudo «Transforming properties into Smart Buildings», desenvolvido pela CBRE, há uma importância crescente na transformação dos edifícios em estruturas inteligentes para promover a sustentabilidade, a eficiência energética e a valorização dos imóveis.

“Num contexto em que o sector imobiliário enfrenta novos desafios, especialmente em Lisboa, onde cerca de 90% dos edifícios vagos não são classe A - refere o relatório - , a implementação de tecnologias avançadas surge como um fator diferenciador essencial”. Os edifícios inteligentes, ou smart buildings, são concebidos para optimizar o uso de recursos através de sistemas automatizados que ajustam, por exemplo, a climatização e a iluminação com base na ocupação e nas condições ambientais. Para além de reduzirem o consumo energético e os custos operacionais, estes edifícios oferecem uma melhor experiência para os seus utilizadores, promovendo o bem-estar e a segurança. Estes estão também preparados para as exigências das empresas, como a integração de serviços digitais e o controlo remoto de operações, tornando-se cada vez mais atractivos para ocupantes que valorizam a inovação e a sustentabilidade.



Imagem CBRE - relatório



Dispostos a pagar mais...

De acordo com este estudo da CBRE, mais de 50% dos ocupantes de imóveis estão dispostos a pagar um valor superior por edifícios que incorporem estas tecnologias, sobretudo aquelas que reduzem o impacto ambiental. Além disso, os edifícios de classe A, que são tecnologicamente mais avançados, têm significativamente menos dificuldade em atrair melhores inquilinos e que paguem rendas mais elevadas, apresentando uma taxa de desocupação bastante inferior em comparação com imóveis de menor sofisticação tecnológica.

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Habitação
Arrendar casa em Portugal ficou 3,5% mais caro em Junho, com Coimbra a liderar subidas
2 de julho de 2025