Metro de Lisboa apresenta as novas carruagens que começarão a circular em 2025
O Metropolitano de Lisboa vai ter em circulação no início do próximo ano 42 novas carruagens “mais modernas” e “mais acessíveis” a pessoas com mobilidade reduzida, num investimento global de 114,5 milhões de euros, foi hoje divulgado.
A apresentação pública das novas carruagens (14 unidades triplas) coincidiu com o início da Semana Europeia da Mobilidade e realizou-se ao início da tarde no Parque de Material e Oficinas do Metropolitano, localizado no concelho de Odivelas, numa cerimónia presidida pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz.
A primeira unidade tripla tinha chegado a estas oficinas em Agosto, vinda de Espanha num camião TIR, tendo sido já alvo de testes antes de começar a operar, no início de 2025.
Além de serem tecnologicamente “mais modernas” (climatização, janelas mais amplas, painéis digitais), as novas carruagens serão também “mais acessíveis” para pessoas com mobilidade reduzida, pela inexistência de rampas ou declives.
Cada unidade tripla dispõe de 90 lugares sentados, sendo 30 assentos prioritários, identificados com uma cor diferente e com espaço para fixar duas cadeiras de rodas.
O investimento global nestas 14 unidades triplas é de 114,5 milhões de euros, segundo avançou a empresa.
Na sua intervenção, o ministro das Infraestruturas sublinhou a importância deste tipo de investimentos, ressalvando que é o maior dos últimos 24 anos.
“Há um investimento [no Metropolitano] que não existia há décadas. Uma política de continuidade e de reforço, de forma a tornar o sistema mais integrado, eficiente e previsível”, afirmou Miguel Pinto Luz.
Recorde-se, no entanto, que as grandes decisões de investimento nas linhas do Metropolitinao de Lisboa e de aquisição do novo material circulante ocorreram durante o XXII Governo Constitucional, liderado pelo PS, sob a chefia de António Costa. Era na altura ministro das Infraestruturas e da Habitação o actual SG do PS, Pedro Nuno Santos.
O governante admitiu que, por vezes, “existem motivos de queixa” no serviço prestado pelo metro, mas pediu compreensão aos utilizadores deste transporte, sublinhando que “estão a ocorrer mudanças tecnológicas”.
“Estamos a pensar no futuro e em melhorar o serviço público”, sublinhou.
Além da aquisição destas novas 14 unidades, o Metropolitano lançou, no final de 2023, um outro concurso público internacional para a compra de mais 24 novas unidades triplas (72 carruagens) para reforço da frota existente, face à expansão da rede.
Este investimento conta com a opção de aquisição de mais 12 unidades triplas (36 carruagens), com o preço base de 138 milhões de euros.
De acordo com o Metro, a opção de adquirir mais 12 unidades triplas “prende-se com a necessidade de vir a substituir, de forma contínua, o material circulante que se encontra em fim de vida, procurando, desta forma, assegurar-se as condições de flexibilidade e interoperacionalidade de toda a frota”.
Recorde-se que no segundo semestre de 2025 está prevista a inauguração da linha Circular, que vai ligar a estação do Rato ao Cais do Sodré, numa extensão de mais dois quilómetros de rede e duas novas estações (Estrela e Santos), unindo as linhas Amarela e Verde num novo anel circular no centro de Lisboa.
Além da construção de duas novas estações será remodelada a estação existente no Cais do Sodré.
O investimento previsto na construção desta linha é de 331 milhões de euros.
Lusa/DI