MOME quer construir comunidades sustentáveis a partir das escolas
A MOME – gestora profissional de cooperativas de habitação, visa implementar o programa Leader in Me (LIM), da FranklinCovey Education, em escolas primárias próximas das zonas onde as primeiras duas cooperativas de habitação da MOME estarão situadas, a Pedras.coop, em Lavadores, Vila Nova de Gaia, e a Hera.coop, no Carvalhido, Porto.
Com a compra dos direitos de representação do programa Leader in Me, a MOME visa operacionalizar este projecto através da formação e acompanhamento da equipa pedagógica e de funcionários das escolas na adoção da metodologia, plataforma de conteúdos digital e materiais pedagógicos LIM no trabalho desenvolvido diariamente com os alunos e com as suas famílias e comunidade de apoio.
As intervenções vão prolongar-se por pelo menos três anos, findos os quais é expectável que as respectivas comunidades escolares tenham integrado os princípios e metodologia do LIM e tenham a autonomia para dar continuidade ao trabalho de formação e desenvolvimento. O objectivo a longo prazo passa por promover a cidadania responsável e a vizinhança participativa na sociedade – dois pilares estratégicos para a missão da MOME.
“Esta abordagem e os resultados consistentes conseguidos um pouco por todo o mundo pareceram-nos fazer todo o sentido para a nossa missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que estamos a intervir e a desenvolver os nossos projetos”, refere Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente executivo da MOME. E continua: “Esta aspiração tinha subjacente a necessidade de desenvolver trabalho com as comunidades de modo que o impacto da MOME fosse além da construção e comercialização de habitações a preço de custo e se fizesse sentir no desenvolvimento psicossocial dos membros das comunidades e na adoção de atitudes e comportamentos de cidadania responsável e de vizinhança participativa”.
A escola como fundação da cooperação na comunidade
Em comunicado, a empresa refere que ao longo do último ano, esteve focada na localização dos materiais pedagógicos dos quatro primeiros anos do ensino básico e na formação e certificação de uma equipa para assumir a implementação do Leader in Me. A MOME procurou uma metodologia de intervenção que fosse replicável em qualquer comunidade, independentemente da maior ou menor coesão ou da pré-existência de entidades ou fenómenos catalisadores da cooperação na comunidade.
Foi deste modo que a escola foi identificada como o contexto de intervenção desta acção, uma vez que congrega os interesses das famílias em proporcionar aos seus filhos as melhores condições de formação e de preparação para a vida. Refira-se, também, que o Leader in Me olha para a escola e perspectiva o desenvolvimento das pessoas a partir do Princípio do Potencial, segundo o qual todas as pessoas são capazes de fazer coisas extraordinárias.
Sobre o programa Leader in Me
O programa Leader in Me foi originalmente desenvolvido com o objectivo de ensinar aos alunos competências como liderança, responsabilidade, resolução de problemas, adaptabilidade, comunicação eficaz, entre outras, com resultados excecionais. Com base na primeira experiência, a FranklinCovey adaptou e expandiu este modelo de liderança a outras escolas, para que pudessem proporcionar aos seus alunos e comunidade a oportunidade de alcançar resultados semelhantes.
Actualmente, o LIM é um programa de desenvolvimento de competências psicossociais e de liderança em contexto escolar, com intervenções em mais 5.000 escolas em todo o mundo e com resultados demonstrados no desempenho académico dos alunos, na criação de uma cultura de confiança e interdependência no contexto escolar e familiar e no desenvolvimento de competências de liderança nos alunos.