Mercado de escritórios de Lisboa regista em Agosto o segundo melhor resultado absoluto desde 2008
O mercado de escritórios de Lisboa registou um volume de absorção acumulado entre Janeiro e Agosto de 2022, de 207.289 m2 contabilizando um total de 141 operações.
De acordo com o úlimos relatório da Savills, o volume alcançado neste segundo terço do ano superou todos os resultados anuais dos últimos 13 anos e abre caminho para que 2022 seja um ano histórico para o mercado de escritórios de Lisboa.
Importa ressalvar que cerca de 52% do volume de absorção é respeitante a pré-arrendamentos, confirmando o elevado ritmo no dinamismo da procura, a atratividade e competitividade do mercado que tem impulsionado o ritmo de absorção de novos espaços por parte das empresas.
“Caminhamos a passos largos para superar o grande resultado de 2008. O mercado de escritórios de Lisboa tem sabido responder aos vários desafios advindos do período da pandemia, como tem, para já, contrariado algumas nuvens que pairam sobre a situação económica mundial” aponta Frederico Leitão de Sousa, Head of Corporate Solutions da Savills Portugal.
O Parque das Nações e as Novas Zonas de Escritórios continuam a liderar as zonas de mercado com maior volume de absorção, perfazendo 32% e 21% do total, respetivamente. Neste mês de agosto, o volume de absorção foi de 20.427 m2, em que perto de 14.500 m2 foram relativos a dois negócios na área das tecnologias de informação (TMTs & Utilities).
A mudança de instalações foi responsável por 66% do volume de absorção, seguida da expansão de área (24%) e do estabelecimento de novas empresas na cidade de Lisboa (10%). Quanto à absorção por setor de atividade, os Serviços Financeiros com 42%, Serviços a Empresas e Tecnologia e Média (ambos com 16%) foram responsáveis por 74% do total do mercado.
Mercado de Escritórios do Porto mantém o sentido de recuperação
Até ao final de agosto de 2022, o mercado de escritórios do Porto registou um volume de absorção total de 32.146 m2, resultante da conclusão de 44 negócios.
O desempenho deste período segue em linha com a tendência de crescimento, uma vez que se encontra 48% acima do registado no mesmo período de 2019.
As zonas CBD Baixa e Out of Town continuam como as mais activas em termos de volume de absorção, correspondendo a cerca de 38% e 36%, respetivamente, do total do mercado.
“O mês de Agosto tem por hábito ser um mês “calmo” em termos de negócios, mas isso não significou que existisse uma quebra no volume de absorção. O mercado de escritórios do Porto prossegue assim a sua recuperação, num mês em que a maioria dos negócios proveio da fixação de novas empresas na região”, afirma Alexandra Portugal Gomes, Head of Research & Communications da Savills Portugal.