CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Lousada: Conjunto habitacional “Hans Isler” vai ter 45 casas de renda acessível

9 de novembro de 2023

A Câmara de Lousada suspendeu parcialmente o Plano Director Municipal (PDM) para permitir a construção de um conjunto habitacional de arrendamento acessível, com 45 fogos, num investimento estimado de seis milhões de euros, mais IVA.

O vereador Nelson Oliveira explicou hoje à Lusa que o conjunto habitacional, designado “Hans Isler”, designação atribuída em homenagem a um empresário suíço que investiu no concelho do distrito do Porto, será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e ficará situado num terreno municipal, junto ao posto da GNR.




A suspensão do PDM aponta, de acordo com a publicação em Diário da República, para o estabelecimento de medidas preventivas, abrangendo uma área de cerca de 2.000 metros quadrados, na União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga.

O projecto de arquitectura foi ganho pelo atelier Cirurgias Urbanas II arquitectura e reabilitação, Lda, com coordenação da arquitecta Maria Manuel Amarante Costa, que obteve um prémio pecuniário de 5 mil euros.

O complexo terá dois blocos habitacionais, com uma praça interior dedicada à confluência dos espaços e com uma forte componente de sustentabilidade ambiental, quer ao nível do arranjo arbóreo exterior, mas também no uso de materiais perfeitamente enquadrados neste contexto”, lê-se na descrição do projecto.



O vereador disse esperar que o concurso público possa avançar nos próximos meses, mas reconheceu estar apreensivo com o facto de os recentes desenvolvimentos na política nacional (demissão do primeiro-ministro) poderem atrasar o procedimento.

“Não está em causa a obra, mas o desenrolar temporal da mesma”, anotou.

Sobre o empreendimento, o autarca assinalou que, "apesar de se tratar de arrendamento acessível, existe aqui uma qualidade interessante, no tipo de materiais e na construção, para ficar algo bonito, digno e que possa ser benéfico para as pessoas”.

Em Maio, a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, esteve em Lousada, onde conheceu aquele projecto e destacou o trabalho da autarquia local na área da habitação.

“Existe [em Lousada] muita insistência e grande vontade por parte dos responsáveis autárquicos para que os problemas e projectos tenham rápidas conclusões”, disse a governante.

Nelson Oliveira acrescentou hoje que estão em curso outros procedimentos para disponibilizar habitação acessível, nomeadamente em algumas freguesias, através de complexos mais pequenos, como o que está apontado para Vilar de Torno e Alentem, em terrenos do município, com seis a sete fogos, que deverá arrancar em breve em termos concursais.

Outros procedimentos idênticos, acrescentou, estão a ser preparados, nesta fase, para Boim, Sousela e Nevogilde, seguindo-se possivelmente Meinedo, Macieira e Torno.