CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

Adriano Nogueira Pinto, Diretor Coordenador Nacional da DS PRIVATE

Imóvel de luxo em Portugal ou o novo ''American Dream''

16 de março de 2023

O dólar americano vive dias de glória quando comparado com outras moedas, como é o caso do euro ou da libra. Isto significa que a mesma quantia de dólares pode representar um estilo de vida muito superior na Europa quando comparado ao modo como se vive nos Estados Unidos da América.

Não é de admirar que, como consequência disto, estejamos a assistir a um crescimento da compra de imóveis de luxo por parte de investidores norte-americanos em países como Portugal, Espanha, Grécia, França ou Itália.

Portugal está agora entre os destinos preferidos dos norte-americanos para compra de imóveis, tendo mesmo surgido em primeiro lugar na lista de principais compradores de imóveis de luxo na região de Lisboa, no ano passado, segundo um estudo da Sotheby’s Realty.

Para além da atratividade a nível financeiro e potenciais benefícios fiscais, características como a segurança - de salientar que Portugal foi eleito o 4º país mais pacífico do mundo - a hospitalidade, infraestruturas e políticas de educação e saúde surgem entre as qualidades mais valorizadas, por estes investidores, no país. Fatores que, aliados ao clima, paisagens e gastronomia tornam Portugal muito atrativo para os investidores norte-americanos que estão, principalmente, interessados nas cidades de Lisboa e Porto, na região do Algarve e na ilha da Madeira, com uma maior tendência para moradias e condomínios privados com características de luxo.

Por outro lado, o nosso país não é apenas atrativo para viver ou para estes investidores virem passar a reforma, Portugal é um excelente destino de férias, daí, muitas famílias norte-americanas estarem a investir em imóveis de luxo com esta finalidade. Uma tendência que, creio, vai continuar a crescer nos próximos anos.

Comprar imóveis “topo de gama” no exterior é também, um investimento seguro e uma forma de aumentar património e, Portugal, tornou-se uma opção popular para pais que procuram comprar propriedades de luxo para deixar aos seus filhos, visto que os impostos sob riqueza, heranças ou património são muito inferiores aos que se pagam nos EUA.

Sabemos que apesar da incerteza económica que paira sobre os portugueses, o nosso país continua a ser muito apelativo para investidores estrangeiros e, por isso mesmo, acredito que o segmento do imobiliário de luxo vai continuar a dar cartas, especialmente porque é uma das principais formas de gerar riqueza, facto que reforça o investimento norte-americano em Portugal.

Podemos, assim, afirmar que um imóvel de luxo no nosso país está entre os desejos de grande parte dos norte-americanos que conseguem ter aqui, um nível de qualidade de vida muito superior ao que conseguiriam no seu país de origem, o que torna Portugal o novo “american dream” de muitos investidores.

Adriano Nogueira Pinto

Diretor Coordenador Nacional da DS PRIVATE

* Texto escrito com novo Acordo Ortográfico