Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Hong Kong promove em Portugal soluções tecnológicas para habitação acessível e oportunidades de negócio

Foto cortesia do Portal do Governo da Regiao Administriva Especial de Macau da R.P. da China

Hong Kong promove em Portugal soluções tecnológicas para habitação acessível e oportunidades de negócio

2 de julho de 2025

A delegação da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, na China, apresenta projectos inovadores em construção habitacional e reforça laços com o sector português

Lisboa vai acolher, esta quinta-feira, um almoço de negócios promovido pelas autoridades de Hong Kong, sob o tema “Desvendando Novos Horizontes: Habitação Acessível e Oportunidades em Hong Kong e na Grande Baía”. O evento visa estreitar relações com o sector da construção português e apresentar as oportunidades de investimento associadas à Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, uma megarregião chinesa com mais de 86 milhões de habitantes e uma economia que superou o bilião de euros em 2023.

O encontro contará com a presença de Maisie Chan Kit Ling, Comissária para o Desenvolvimento da Grande Baía, que destacará as “enormes oportunidades de negócio” que o projecto regional oferece a empresas internacionais. Já Winnie Ho Wing Yin, secretária para a Habitação de Hong Kong, lidera uma delegação de mais de 20 representantes do sector da construção de Hong Kong e da China continental.

Entre os temas em foco estarão as soluções inovadoras adoptadas por Hong Kong para acelerar a construção de habitação pública, incluindo o uso de módulos pré-fabricados, integração de instalações mecânicas e eléctricas e robótica aplicada à construção civil. O objectivo, segundo os organizadores, é partilhar experiências e fomentar colaborações no contexto da resposta global aos desafios habitacionais.



“O evento poderá servir para fortalecer as ligações entre os sectores de Hong Kong e Portugal e explorar oportunidades de cooperação em áreas tecnológicas e urbanísticas”, sublinha o comunicado oficial.

A iniciativa insere-se numa agenda mais ampla, com a participação da comitiva chinesa no 17.º International Forum on Urbanism, que decorre entre os dias 1 e 4 de julho no renovado Pavilhão de Portugal, actualmente integrado na Universidade de Lisboa após requalificação da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira.

A realização deste evento acontece num momento em que o Governo português intensifica a aposta na habitação pública. O programa apresentado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro prevê a construção de 59 mil casas públicas até 2030, com o apoio de financiamento público e parcerias com o sector privado.

No passado dia 17 de Junho, Montenegro reconheceu no Parlamento que a anterior meta de 26 mil casas até 2026 enfrentou dificuldades, com uma execução actual de 27%. No entanto, garantiu que a taxa está a aumentar e que mais de 13 mil habitações já estão em fase adiantada, apontando os bloqueios burocráticos como principal entrave.

A presença da delegação de Hong Kong em Lisboa poderá assim representar uma oportunidade de aprendizagem mútua e cooperação tecnológica, num sector em que a inovação é vista como chave para responder à crise da habitação — tanto em Portugal como no contexto internacional.

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Habitação
Arrendar casa em Portugal ficou 3,5% mais caro em Junho, com Coimbra a liderar subidas
2 de julho de 2025