
Grupo Casais conclui primeiro piso da Residência Universitária do ISCTE-Sintra
O Grupo Casais, um dos maiores players do sector da construção em Portugal e um dos pioneiros nas técnicas de construção modular em larga escala, concluiu a montagem do primeiro piso da Residência Universitária do ISCTE-Sintra, assinalando uma nova etapa na construção de um edifício moderno e sustentável, cuja abertura está prevista para Março de 2026.
O projecto contará com 197 camas, distribuídas por diferentes tipologias, incluindo unidades adaptadas a estudantes com mobilidade reduzida. Incluirá também um HUB Tecnológico, espaço dedicado à ligação entre startups, estudantes e comunidade local, fomentando a inovação e o desenvolvimento tecnológico.
A residência oferecerá zonas de coworking, ligação directa aos servidores do ISCTE, proximidade a transportes públicos, bibliotecas e centros culturais, além de acesso a programas desportivos do Sport União Sintrense.
Com um forte enfoque na sustentabilidade, o edifício visa alcançar certificação energética Classe A+ e de economia circular Classe B, reduzir em mais de 20% o consumo de energia primária face ao padrão NZEB e integrar até 20% de materiais reciclados na construção.
Segundo António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, o projecto “reflecte o propósito de criar valor duradouro para a sociedade, através de soluções habitacionais modernas e sustentáveis que apoiem os jovens e promovam cidades mais inclusivas e resilientes”.
O investimento total é de 19 milhões de euros, dos quais 12,7 milhões são destinados à residência (financiados pelo PRR) e 6,2 milhões ao HUB Tecnológico (Portugal 2030). A iniciativa resulta da parceria entre o ISCTE, a Câmara Municipal de Sintra, o Sport União Sintrense e várias associações locais.