Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Governo lança aviso para compra de 300 autocarros de zero emissões

Foto CM de Setúbal

Governo lança aviso para compra de 300 autocarros de zero emissões

26 de junho de 2024

O Governo lançou um aviso para a compra de 300 autocarros de zero emissões, num investimento de 90 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), gerido pelo Fundo Ambiental.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente e Energia refere que o objectivo da medida, concertada com o Ministério das Infraestruturas e Habitação, é a “descarbonização dos transportes públicos” e a “promoção da mobilidade sustentável”.

Com a aquisição dos 300 veículos de passageiros, o Governo irá “praticamente duplicar o número de autocarros de zero emissões (eléctricos e movidos a hidrogénio) no país”, indica o Ministério do Ambiente.

“O concurso abrange todo o território continental, com uma dotação específica para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto (60 milhões de euros) e para o restante território nacional (30 milhões de euros)”, acrescenta.

Na nota é ainda referido que o “montante máximo de cofinanciamento a atribuir por autocarro será de 270 mil euros, no caso de autocarro eléctrico, e de 470 mil euros para autocarros movidos a hidrogénio”.

Segundo o ministério, a medida visa garantir uma “cobertura geográfica adequada e promover a equidade no acesso à mobilidade sustentável em todas as regiões do país”.

São elegíveis a concurso municípios, Áreas Metropolitanas, Comunidades Intermunicipais e empresas, entidades e concessionárias com competências no domínio do transporte público colectivo de passageiros.

Além da aquisição de veículos com nível nulo de emissões, o financiamento contempla ainda a instalação dos respectivos postos de carregamento eléctrico e de abastecimento de hidrogénio.

Lusa/DI



Foto CM do Porto



PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Habitação
Arrendar casa em Portugal ficou 3,5% mais caro em Junho, com Coimbra a liderar subidas
2 de julho de 2025