FFMS: Infografias que mostram o que mudou no país em 50 anos de democracia
No próximo dias 25 de Abril a democracia em Portugal comemora 50 anos em! Para assinalar a data a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e a Pordata iniciaram um ano de debates sobre o país que éramos então e que somos agora. Todos os meses são publicadas mini-infografias sobre as mudanças profundas que ocorreram, entre a década de 1970 e o presente, no emprego, na população, na economia, na habitação, entre outras áreas importantes da vida nacional.
A última das infografias elucida-nos qual a transformação ocorrida na rede de caminhos-de-ferro. Ficamos a saber que “Entre 1974 e 2022 foram desactivados mais de mil quilómetros de linhas de comboio no país”. E, em simultâneo, criaram-se mais de três mil quilómetros de autoestradas e o número de passageiros nos aeroportos nacionais cresceu 12 vezes.
Os dados dão que pensar e mostram que nem todas as decisões foram acertadas. A atenção obsessiva dada às auto-estradas em detrimento completo da ligação por via-ferrea foi uma das más opções que o País terá que reverter em parte. Não só por questões económicas mas também por razões ambientais.