
Praça do Comércio Imagem CMLisboa
Esculturas de Tony Cragg dão (ainda) mais brilho ao centro histórico de Lisboa
Lisboa vai acolher em três das suas mais icónicas praças 4 peças do renomado sir Tony Cragg, escultor britânico nascido em Liverpool no final dos anos 40 que, desde 1977, vive em Wuppertal (Alemanha) e é considerado um dos artistas mais reconhecidos em todo o mundo.
O percurso de obras é composto pela instalação de 4 peças: a escultura Runner ficará na Praça do Município, a escultura “Stack” junto ao Cais Sul e Sueste e as esculturas “Points of View” e “Integers” no Terreiro do Paço.
A abertura da exposição das obras em espaço público tem lugar na terça-feira, dias 02 de Outubro, pelas 18 horas, com a presença do escultor, do presidente do município de Lisboa, do crítico e historiador de arte Jon Wood e do Vereador da Cultura Diogo Moura, entre outros convidados. As esculturas permanecerão até final de Janeiro e antecedem a exposição “Rare Earth”, que terá lugar dia 26 de Outubro no Museu de Arte Contemporânea do Chiado - MNAC.
Detentor de inúmeros prémios e distinções internacionais, Tony Cragg é reconhecido unânimemente como um escultor extraordinário, integrando a geração de ouro da escultura britânica. É um pensador que através das suas criações renova e amplia. Apresentou o seu trabalho nas principais galerias e museus a nível mundial, participando inúmeras vezes na Bienal de Veneza.