Confiança da construção, obras públicas e promoção imobiliária diminuiu no final de 2022
O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas diminuiu em Dezembro, após ter aumentado em Novembro. Esta evolução reflectiu o contributo negativo das apreciações sobre a carteira de encomendas, uma vez que o saldo das perspectivas de emprego aumentou, revela hoje o INE - Instituto Nacional de Estatística.
O INE avança ainda qu o indicador de confiança diminuiu nas divisões de Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios, e de Engenharia Civil, de forma mais expressiva no primeiro caso, tendo aumentado na divisão de Actividades Especializadas de Construção.
O saldo das apreciações da actividade nos últimos três meses aumentou ligeiramente em Dezembro, após ter diminuído de forma acentuada em Novembro. O saldo das perspectivas de preços praticados pela empresa nos próximos três meses diminuiu entre Outubro e Dezembro, de forma particularmente expressiva no último mês, afastando-se do valor máximo da série atingido em Junho.
De uma forma global, o indicador de confiança dos Consumidores aumentou em Dezembro, interrompendo o perfil negativo dos três meses anteriores. O saldo das opiniões dos Consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu em Dezembro, pelo segundo mês consecutivo, após ter atingido o valor máximo da série em Outubro, na sequência da trajectória marcadamente ascendente iniciada em Março de 2021. O indicador de clima económico2 estabilizou em Dezembro, interrompendo nos últimos dois meses o movimento descendente iniciado em Março