No primeiro trimestre a renda mediana de novos contratos aumentou 10,0% e o número de novos contratos diminuiu 10,4% em relação ao período homólogo de 2024, divulga hoje o INE.
O índice de preços da habitação aumentou 16,3% no primeiro trimestre em termos homólogos, mais 4,7 pontos percentuais do que no trimestre anterior, divulgou hoje o INE.
As compras de casas por estrangeiros representaram 5,1% do total no primeiro trimestre deste ano, o peso relativo mais baixo desde o segundo trimestre de 2021, segundo dados divulgados hoje pelo INE.
O número de edifícios licenciados no primeiro trimestre subiu 20,3% para 7,1 mil edifícios, em relação ao período homólogo, segundo o Instituto Nacional de Estatística - INE.
Em Abril, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 3,7% em termos homólogos (3,8% no mês anterior), tendo o preço dos materiais verificado uma variação de 1,2% e o custo da mão-de- obra uma subida de 6,8%, revela hoje o INE.
As habitações compradas em 2024 por outras entidades que não as famílias totalizaram 21.785, representando 13,9% do total destas transacções, contra 14,5% um ano antes, segundo o INE.
O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi 1 847 euros por metro quadrado em Março, mais 37 euros que o observado no mês precedente, revela hoje o INE.
Em 2024, as viagens realizadas pelos residentes decresceram 3,2%. As viagens nacionais diminuíram 4,7% mas as viagens ao estrangeiro cresceram 6,2%, atingindo um máximo histórico, revela o INE.
O Índice de Produção na Construção aumentou 2,2% em Fevereiro, variação superior em 0,3 pontos percentuais à observada no mês anterior. O índice de emprego acelerou para 2,4%, e as remunerações abrandaram para uma variação homóloga de 7,9%, avança hoje o INE.
Em Fevereiro, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 3,1% em termos homólogos (3,4% no mês anterior), revela hoje o INE.