
Glamping - Freepik
Portugal vai receber o primeiro The Glamping Show – European Forum
A primeira edição do Fórum Europeu The Glamping Show vai acontecer em Portugal. O sector de glamping na Europa está agora globalmente avaliado em cerca de 1,08 mil milhões de euros (2024) e prevê-se que atinja cerca de 1,82 mil milhões de euros até 2030.
A divulgação foi feita recentemente pela equipa responsável por The Glamping Show, Swan Events, o qual é considerado o principal evento no sector de hospitalidade ao ar livre e de campismo de luxo, glamping em Inglês.
Esta mudança representa um passo natural para a Swan Events, que há mais de uma década apoia o crescimento da indústria do glamping através do seu portefólio de eventos especializados. Além de The Glamping Show UK, a empresa lançou The Glamping Show Americas e é também a equipa que organiza o Eco Resort Nerwork, um evento focado na sustentabilidade.
Em conjunto, estas plataformas ligam milhares de operadores, fornecedores e empreendedores todos os anos no Reino Unido, Europa e América do Norte. Com base nesta experiência, o novo Fórum Europeu foi desenvolvido com um formato regional mais acessível: um evento focado, com duração de um dia, que será realizado em diferentes países europeus em cada ano, integrando educação, conhecimento e networking directamente com os operadores no terreno.
Lisboa escolhida para a primeira edição
O Fórum Europeu inaugural terá lugar no dia 18 de Março em Lisboa e conta com o apoio de Glamping Revolution, um dos principais fabricantes de estruturas de glampingem Portugal e um fornecedor reconhecido no mercado nacional e europeu.
Portugal foi escolhido como o local de lançamento devido ao seu forte impulso no turismo de natureza e na hospitalidade ao ar livre. O país tornou-se num dos destinos europeus com maior crescimento em termos de boutique eco-lodges, glamping e estadias experienciais, impulsionado pelo sol durante todo o ano, paisagens diversificadas e pela crescente procura internacional por viagens sustentáveis.
De forma geral, o sector europeu de glamping continua a expandir-se rapidamente, reflectindo o crescimento global da hotelaria ao ar livre. Com milhares de novas unidades a serem desenvolvidas anualmente em toda a Europa – e com a previsão de que o mercado mundial de glamping deverá atingir avaliações de vários milhares de milhões de dólares nos próximos anos – a vontade por partilha de conhecimentos práticos e de orientação profissional nunca foi tão forte.
O sector de glampingna Europa está agora globalmente avaliado em cerca de USD 1,28 mil milhões de dólares - 1,08 mil milhões de euros (2024) e prevê-se que atinja cerca de USD 2,17 mil milhões de dólares - 1,82 mil milhões de euros até 2030. Entretanto, o sector do turismo português, a nível económico, está a operar em grande escala, com 82,1 milhões de dormidas e cerca de 32,5 milhões de hóspedes em 2025, números recorde. De notar que em Portugal só o campismo representa cerca de 2,1 milhões de campistas e 7,2 milhões de dormidas, o que sublinha a procura significativa por alojamentos baseados na natureza e a oportunidade de reposicionamento que o glamping representa.
Um formato prático e regional
Ao contrário dos eventos de grande escala, o Fórum Europeu The Glamping Show vai proporcionar valor concentrado num único dia. O programa vai combinar:
- perspectivas do mercado regional
- estudos de caso sobre as melhores práticas
- sessões práticas de “como fazer” para operadores novos e existentes
- demonstrações de fornecedores
- tempo disponível para networking
O objectivo é permitir que os participantes adquiram novos conhecimentos que possam colocar em prática e que estabeleçam contactos significativos sem precisarem de se afastar dos seus negócios por vários dias.
“Há muito tempo que procurávamos uma localização para realizar um evento europeu e chegámos à conclusão de que uma conferência acessível e divertida e que pudéssemos desenvolver em diferentes locais da Europa, seria mais prático e orientado para as pessoas participarem. Ao deslocar o Fórum Europeu The Glamping Show em diferentes regiões, podemos encontrar-nos com operadores onde eles estão estabelecidos e apoiar o crescimento do glamping em todo o continente europeu.”, salienta Karen Cooke, directora-executiva de Swan Events













