CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto de Gerd Altmann - Pixabay

Prestação da casa sobe em janeiro nos contratos com Euribor a três, seis e 12 meses

2 de janeiro de 2023

A prestação da casa paga no crédito vai subir significativamente este mês nos contratos indexados à Euribor a três, seis e 12 meses, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Assim, um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1%, passa a pagar a partir de agora 678,60 euros, o que traduz uma subida de 184,90 euros face à última revisão em Julho – um valor ligeiramente inferior ao agravamento registado nos contratos que renovaram em Dezembro.

Já no caso de um empréstimo nas mesmas condições (valor e prazo de amortização), mas indexado à Euribor a três meses, o cliente passa a pagar 637,60 euros, mais 82,35 euros.

Estes valores foram calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de Dezembro de 2,5601% a seis meses e de 2,064% a três meses.

Já nos empréstimos indexados à Euribor a 12 meses, a prestação da casa – para um empréstimo nas condições referidas – será de 717,68 euros a partir deste mês de Janeiro, um agravamento de 269,03 euros face ao que pagava desde o mesmo mês de 2022.

Neste caso, o valor foi calculado tendo em conta a média da Euribor a 12 meses em Dezembro e que foi de 3,018%.

Renegociações de crédito

Ao contrário do que sucede no cenário para os contratos indexados à Euribor a três meses, cujo agravamento da prestação mensal é em Janeiro ligeiramente inferior à subida observada nos contratos que renovaram em Dezembro, nos indexados a 12 meses a subida da ‘factura’ mensal supera a dos contratos cuja revisão ocorreu no mês passado (251,69 euros).

A evolução das taxas de juro Euribor está intimamente ligada às subidas ou descidas das taxas de juro directoras BCE.

Perante o agravamento do custo com os créditos à habitação, o Governo aprovou um diploma que enquadra as condições em que os bancos devem propor aos clientes uma renegociação do crédito de forma a evitar situações de incumprimento. As medidas vigoram entre 26 de Novembro de 2022 e o final de 2023.

No âmbito deste pacote de medidas é ainda suspensa a cobrança de comissões aos clientes que pretendam amortizar o empréstimo em parte ou na totalidade.

Lusa/DI