Os jovens até 35 anos concentraram 59% do novo crédito à habitação até agosto, duplicando o peso face a 2024.
A taxa de juro média do crédito à habitação caiu em Agosto para 2,86%, o valor mais baixo desde Novembro de 2022, segundo o Banco de Portugal.
A prestação da casa paga ao banco vai descer em Outubro nos contratos com taxa variável de 6 e 12 meses. Mas a 3 meses sobe ligeiramente.
A taxa de juro implícita no crédito à habitação fixou-se em 3,307% em Agosto, menos 7,8 pontos base face a Julho (3,385%)
O Bankinter lançou uma campanha que incentiva clientes e novos clientes a recomendar crédito habitação, atribuindo benefícios que podem atingir 2.000 euros.
CEO da Century 21 Portugal defende medidas para facilitar acesso à habitação
Foram hoje publicadas em Diário da República novas regras para a venda de crédito malparado, que permitem ao cliente regularizar a dívida e recuperar o crédito mesmo após a sua cedência a terceiros.
A nova legislação sobre a venda de crédito malparado pelos bancos a entidades terceiras vai reforçar os direitos dos clientes e alargar os poderes de supervisão do Banco de Portugal.
As renegociações de crédito à habitação caíram em Julho para 346 milhões de euros, num recuo de 32,4% em termos homólogos - dados do Banco de Portugal
A garantia pública na compra da habitação abrangeu 13,2 mil contratos de crédito, até Julho, representando 38,7% do total realizado por jovens até aos 35 anos.