CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Imagem promocional TAP

Cidadãos (ilustres) contra a privatização da TAP

23 de maio de 2023

Um grupo de ilustres subscritoras/es, entre os quais Bernardo Trindade, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), ex-secretário de Estado do Turismo e ex-administrador não executivo da TAP, assinam um Manifesto que tem por título: “Não TAP os Olhos - A TAP não é um "Activo Tóxico" - É um Trunfo Económico ao Serviço do País”. Os substcritores “entendem que é fundamental informar as pessoas da verdadeira situação da empresa (e das razões que a isso a conduziram), bem como evitar que os actuais governantes, pressionados e instrumentalizados, cometam mais um erro político. Acima de tudo, é preciso que a/o cidadã/ão comum não se deixe enganar por essas cortinas de fumo” - sublinham.


Bernardo Trindade, presidente da AHP - Foto AHP


No texto do manifesto são elencados muitos argumentos que os subscritores afirmam serem concludentes para a não privatização da companhia aérea de bandeira nacional, dizem:

“A TAP é hoje uma das empresas portuguesas que mais contribui para o crescimento e a qualidade da economia nacional. Importa não esquecer que, em 2022, o contributo do turismo para o PIB português foi de 8,8% e, quando somado o contributo indirecto do turismo, de 19,1%. Ora, a TAP foi uma das principais contribuidoras para o incremento do turismo em Portugal, pois:

- Transportou 17 milhões de passageiros em 2019 e 13,8 milhões em 2022;

- Transportou 1 em cada 3 passageiros nos aeroportos nacionais;

- Transportou 1 em cada 2 passageiros no aeroporto de Lisboa;

- Cerca de 80% dos turistas estrangeiros entram em Portugal por avião, pelo que 40% são transportados pela TAP;

- Só em 2019, antes da pandemia, a estadia de turistas estrangeiros, em Portugal, originou um superávit da balança turística de 13,1 mil milhões de euros;

- Em 2022, manteve-se como a companhia aérea líder mundial no transporte de passageiros entre o Brasil e a Europa, tendo transportado 1,6 milhões de passageiros e tendo transportado duas vezes mais do que a segunda companhia colocada nesse “ranking”.»