
Century 21 lança fintech para crédito à habitação e aponta aos mil milhões em 2026
A Century 21 Portugal quer duplicar o volume de crédito à habitação intermediado e atingir os 1.000 milhões de euros em 2026, com a ajuda da nova fintech Finance21, anunciou o director-geral Ricardo Sousa.
A plataforma digitaliza todo o processo — da simulação de crédito à assinatura final — e inverte a lógica tradicional: primeiro avalia a capacidade financeira do cliente, depois procura a casa. “Num mercado em que os preços estão desalinhados com os rendimentos, esta abordagem ajuda a escolhas mais conscientes”, defende Ricardo Sousa.
Face à importância estratégica e ao impacto crescente do serviço de intermediação de crédito, a Century 21 Portugal lança agora uma nova marca exclusivamente dedicada a esta área – uma marca autónoma e especializada, com uma rede de intermediários de crédito devidamente registados e supervisionados pelo Banco de Portugal. A FINANCE21 nasce com a missão de servir qualquer cliente, dentro ou fora do universo da marca imobiliária, garantindo um acesso mais democrático e ético ao crédito habitação.
"Estamos a criar uma marca especializada, que nos permite chegar a mais pessoas, com mais foco e mais capacidade de resposta. Esta nova marca nasce com o rigor regulatório do BdP e com uma missão clara: ajudar os portugueses a tomarem decisões financeiras bem informadas, com total transparência e segurança", afirma Ricardo Sousa.
O grupo, que estima fechar 2025 com 750 milhões de euros em crédito intermediado, prevê que o novo serviço beneficie 6.000 famílias no próximo ano, duplicando a média anual de 500 milhões registada até agora.
Com mais de 200 lojas e 400 agentes em Portugal, a Century 21 facturou 116,8 milhões de euros em 2024 (+31% face a 2023), realizou 25 mil transacções e vendeu 4.300 milhões de euros em imóveis, embora nem todos recorram a financiamento intermediado.
A Finance21 está aberta a qualquer comprador, mesmo fora da rede Century 21, num mercado onde cerca de 40% das casas são adquiridas directamente a promotores, construtores ou conhecidos.