Castro Group investe 35 M€ no Smart Park Matosinhos
O Spark (Smart Park Matosinhos), um centro empresarial multifuncional que recupera e traz para a modernidade um espaço icónico do concelho - a antiga fábrica da Lactogal -, foi hoje formalmente apresentado. Com um investimento previsto de 35 milhões de euros, este projecto, desenvolvido pelo Castro Group, reforça o seu compromisso com a revitalização urbana e a criação de espaços de trabalho disponíveis para acolher diversas empresas, e ainda zonas de restauração e lazer, promovendo a regeneração económica desta zona da Área Metropolitana do Porto.
O imóvel contempla uma área total de construção de 27.200 m², com cerca de 11.500 m² com escritórios, áreas de flex working/coworking e 1.800 m² dedicados a comércio e serviços, visando facilitar o dia a dia dos utilizadores e da comunidade. O Spark também contará com 4.000 m² de zonas de lazer e áreas comuns, além de um parque de estacionamento com 377 lugares, incluindo pontos de carregamento eléctrico e áreas para bicicletas e trotinetes.
Legado histórico com inovação sustentável
As obras iniciadas no último trimestre de 2023, têm conclusão prevista para Abril de 2025.
A sessão pública de apresentação que decorreu esta manhã, contou com a participação do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, que discutiu o impacto local do projecto e a importância da colaboração entre o sector público e privado para a reabilitação de áreas urbanas. O evento contou também com a presença de Paulo Castro, CEO de Castro Group, e Paulo Merlini, arquitecto responsável pelo projecto que teve oportunidade de apresentar todos os detalhes do Spark.
"O Spark Matosinhos simboliza a nossa visão de revitalização urbana, combinando um legado histórico com inovação sustentável. Estamos entusiasmados pela oportunidade de criar aqui um espaço único que será um ponto de encontro entre pessoas, ideias, negócios, arquitectura e natureza", afirmou, Paulo Castro. "Mais do que um empreendimento, o objectivo é que o Spark Matosinhos seja um local de experiências, capaz de despertar sensações de bem-estar nos seus utilizadores, motivando-os a querer estar e voltar" concluiu.