CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Antiga sede do Conselho de Ministros

Câmara de Lisboa vai avaliar compra de imóveis do Governo com potencial de habitação

27 de março de 2025

A Câmara de Lisboa aprovou uma proposta do PS para que os serviços municipais avaliem os 17 imóveis localizados na capital que o Governo pretende vender, para que o município possa adquirir os que tenham potencial de habitação.

Em reunião pública da câmara, a iniciativa do PS foi aprovada por unanimidade, com o presidente da autarquia, Carlos Moedas (PSD), a afirmar que, "havendo a capacidade financeira, obviamente é uma excelente proposta", mas ressalvando que o município "não tem esse espaço no orçamento".

Apresentada em Fevereiro, a proposta do PS pretende que, "de forma a ampliar e complementar o parque habitacional público", a Câmara Municipal de Lisboa possa adquirir os imóveis que tenham potencial para serem convertidos em fogos habitacionais.



Antigo edifício do Ministério da Educação, na Av. 24 de Julho



Assim, o objectivo é colmatar "um dos piores problemas enfrentados pelos lisboetas: encontrar casas a preços que consigam pagar".

Com a proposta aprovada, a câmara mandata os serviços municipais a procederem a uma avaliação da aquisição dos 17 imóveis localizados em Lisboa que o Governo se prepara para vender, "com vista à sua aquisição para complemento do parque habitacional público municipal".

No âmbito do Orçamento do Estado para 2025, o Governo seleccionou 19 imóveis que são propriedade do Estado para serem vendidos no mercado imobiliário, dos quais 17 estão localizados em Lisboa, indicou o PS, referindo que entre esses imóveis na capital estão "o edifício que até há pouco tempo era o Ministério da Educação, na Avenida 24 de julho, ou o antigo edifício da Presidência do Conselho de Ministros, na Avenida Gomes Teixeira".

Lusa/DI