Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Antiga “Village dos Atletas” dos Jogos Olímpicos renasce como novo bairro urbano em Paris

Imagem cortesia Comuna de Saint Denis

Antiga “Village dos Atletas” dos Jogos Olímpicos renasce como novo bairro urbano em Paris

15 de outubro de 2025

Um ano após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a antiga Village dos Atletas, em Saint-Denis, transformou-se num novo bairro urbano com habitação, escritórios e comércio. O projecto — considerado exemplar em reconversão sustentável — acolherá 6.000 novos residentes e 6.000 trabalhadores, consolidando-se como um dos legados mais tangíveis do evento.

Localizado entre Saint-Denis, Saint-Ouen e L’Île-Saint-Denis, o antigo complexo olímpico, que chegou a alojar 14.500 atletas durante os Jogos Olímpicos e 9.000 nos Paralímpicos, deu lugar a 2.800 habitações, das quais 2.000 familiares e 800 para estudantes, além de 90.000 m² de escritórios e 4.000 m² de comércio de proximidade. O conjunto inclui ainda uma creche com 45 lugares, um novo parque urbano de três hectares e um grupo escolar a concluir até 2027.



Imagem Solideo



Foi há pouco mais de um ano...



Entre os principais operadores privados da reconversão estão Vinci Immobilier, Eiffage, Icade, Nexity e Pichet-Legendre, sob coordenação da Solideo (Société de Livraison des Ouvrages Olympiques). A transformação foi pensada desde o início, com edifícios dotados de licença de construção de dupla finalidade — habitação e escritórios — permitindo uma reutilização imediata após os Jogos.

Segundo Henri Specht, director de operações da Solideo, a reconversão envolveu apenas “transformações leves, planeadas para reduzir o impacto de carbono”. As divisórias temporárias, coladas em vez de aparafusadas, foram desmontadas rapidamente, e as casas de banho modulares foram reaproveitadas em hotéis F1. No total, 75% dos materiais utilizados na construção do Village foram reciclados ou reutilizados.



Imagem comuna de Saint Denis



Os primeiros moradores do novo bairro parisiense deverão mudar-se entre Novembro e Dezembro de 2025, e a abertura de lojas e serviços — entre os quais supermercado, farmácia, padaria, cabeleireiro e café — está prevista até ao final do ano. A residência estudantil Student Factory, com 150 apartamentos T1 e T2, encontra-se totalmente ocupada desde a rentrée de Setembro.

Para Mathieu Hanotin, presidente da comunidade intermunicipal Plaine Commune, esta reconversão é “a demonstração de que os Jogos podem deixar um verdadeiro legado urbano”. O eco-bairro fluvial de L’Île-Saint-Denis, erguido sobre os antigos armazéns do Printemps, soma 450 novos alojamentos e 10.000 m² de escritórios, tendo recebido o Grand Prix de l’Aménagement 2025 da União Nacional dos Urbanistas Franceses.

Mais do que um vestígio olímpico, o novo bairro representa um modelo de planeamento urbano sustentável e reversível, concebido para durar. O que foi, há um ano, uma vila temporária para atletas de elite é hoje um pedaço vivo da metrópole parisiense — símbolo de regeneração, inovação e legado social.


Imagem de Vikking75 em Wikipedia