Portuguesa Power Dot garante financiamento de 150 M€ para expandir rede de carregadores
A multinacional Antin Infrastructure Partners, empresa de ‘private equity’ focada em infraestruturas, vai permitir que a Power Dot “prossiga a sua expansão nacional e internacional, reforce equipa, desenvolva software para optimizar operação e continue a instalar gratuitamente carregadores para veículos elétricos em todos os parques de estacionamento”.
“O investimento representa uma das principais transacções no sector a nível mundial e o objectivo é tornar a Power Dot líder de mercado no sector dos carregadores para veículos eléctricos” – diz a empresa em comunicado.
Três anos depois do início da operação a Power Dot já está presente em seis mercados: Portugal, Espanha, França, Polónia, Luxemburgo e Bélgica, com escritórios e equipa própria e conta atualmente com uma rede total de 5.000 pontos de carregamento instalados e/ou em instalação. O objetivo é alcançar os 14.000 pontos de carregamento até 2025 e atingir os 27.500 em 2030.
Actualmente a Power Dot já está presente de norte a sul do país, mais concretamente em 150 municípios, o equivalente a praticamente 50% do território nacional.
Um negócio inovador
Recorde-se que a Power Dot surgiu no mercado com um modelo de negócio inovador, uma vez que instala de forma totalmente gratuita carregadores para veículos elétricos em parques de estacionamento e garante ainda a gestão e manutenção dos mesmos sem qualquer custo para os parceiros proprietários dos parques. Com este modelo de negócio, a Power Dot pretende criar uma experiência de carregamento integrada na vida dos utilizadores, sem necessidade de deslocações propositadas, uma vez que os carregadores são instalados em locais de elevado tráfego e que já fazem parte da rotina habitual dos condutores, como espaços de retalho, centros comerciais, restaurantes, ginásios, hospitais, hotéis ou centros empresariais.
Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal - ACAP, no primeiro quadrimestre de 2022 registou-se um aumento de 39,0 por cento, dos veículos ligeiros de passageiros novos movidos a outros tipos de energia, nomeadamente eléctricos e híbridos.
Mobilidade «eléctrica» um mercado em forte expansão
De destacar, o aumento de 88,1 por cento nos veículos eléctricos (BEV) em comparação com o mesmo período de 2021. No total, foram colocados em circulação 17.627 veículos, entre BEV, PHEV e HEV, os três tipos de tecnologia existente, cuja escolha deve depender das necessidades diárias de cada condutor, assim como da forma como o veículo vai ser utilizado.
Estes dados justificam-se sobretudo pelos novos incentivos para aquisição de um veículo eléctrico, assim como pelo aumento considerável do valor da gasolina e do gasóleo. Dados da Associação de utilizadores de Veículos Elétricos - UVE, numa simulação feita para um percurso de 100km’s revelam que o valor médio necessário de gasolina se situa acima dos 13€, de gasóleo perto do 11€, enquanto que para os mesmos 100km’s o carregamento feito na rede pública fica a 6,40€ e se o mesmo for feito em casa na tarifa bi-horária, o valor desce consideravelmente para 1,92€.