Índice Global de Cidades Inteligentes 2021: Londres e Copenhaga no top
A easyparkgroup.com, empresa global de tecnologia de estacionamento, lançou um estudo sobre as cidades mais inteligentes e à prova de futuro do mundo, que revela quais as cidades que melhor adoptam novas soluções tecnológicas para melhorar a sua sustentabilidade e habitabilidade.
O estudo utiliza dados para revelar as cidades mais inteligentes do mundo, com enfoque na forma como estão a adoptar novas tecnologias para criar um presente e um futuro mais sustentáveis e habitáveis para os seus cidadãos.
Londres, Reino Unido, com uma população de mais de 3 milhões de pessoas, é a mega-cidade mais inteligente e à prova de futuro, seguida por Nova Iorque, EUA, e São Francisco, EUA.
Por sua vez, a capital dinamarquesa, Copenhaga, é a cidade mais inteligente e à prova de futuro, com uma população entre 600.000 e 3 milhões de pessoas, seguida de Estocolmo (Suécia), e Oslo (Noruega).
Lund, também Suécia, é a cidade mais inteligente e à prova de futuro, com uma população entre 50.000 e 600.000 pessoas, seguida por Stavanger, naNoruega, e Espoo, na Finlândia.
Como inovadores em mobilidade, a empresa compreende o impacto que as novas tecnologias podem ter nas sociedades e como elas podem ajudar a criar áreas urbanas sustentáveis e progressisvas que melhorem a vida dos seus habitantes. Por conseguinte, eles procuram determinar quais as cidades inteligentes globais que lideram o caminho para abraçar os avanços tecnológicos e provar que são cidades do futuro.
Como o estudo foi conduzido
O estudo começou por avaliar vários milhares de cidades em todo o mundo e analisou as cidades inteligentes que estão na vanguarda da implementação da utilização de novas tecnologias. Compreendendo que as cidades enfrentam diferentes desafios dependendo da sua população, o estudo foi dividido em três categorias de dimensão: áreas metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes, entre 600.000 e 3 milhões de habitantes, e entre 50.000 e 600.000 habitantes. O resultado do estudo revela as 50 cidades mais bem classificadas, inteligentes e à prova de futuro, em cada categoria.
Os investigadores voltaram a sua atenção para o estabelecimento dos factores que determinam o quão avançada tecnologicamente e sustentável é uma cidade, e pontuaram os locais em conformidade. Para tal, recuperaram dados de fontes como o Banco Mundial, o Economist, o Fundo Monetário Internacional e o Lancet.
Para avaliar o grau de inovação de cada local, os investigadores consideraram quatro áreas-chave. Em primeiro lugar, a Vida Digital de cada cidade foi estudada através da avaliação da amplitude da tecnologia adoptada pela população, pelo governo e dentro do sector da saúde. Analisaram também o sucesso e a reputação das instituições de ensino de tecnologia em cada área urbana.
Em seguida, os investigadores concentraram-se na Inovação da Mobilidade. Para tal, analisaram a forma como as soluções inovadoras de estacionamento estão dentro de cada cidade, o sistema global de gestão de tráfego, incluindo o transporte público, e a forma como o transporte na cidade é limpo.
Na sequência disto, o estudo considerou a Infraestrutura Técnica Empresarial de cada cidade. Para o efeito, foi medido o nível de inovação empresarial, a prevalência de pagamentos electrónicos e a qualidade da conectividade à Internet em cada localidade.
Finalmente, a Sustentabilidade Ambiental de cada cidade foi avaliada através da análise da utilização de energia verde, do número de edifícios verdes, do sistema de gestão de resíduos e da resposta e planeamento globais das alterações climáticas.
A EasyPark é uma empresa sueca em rápido crescimento focada na tecnologia de estacionamento, sua gestão e carregamento de veículos eléctricos. A empresa presta serviço em mais de 3.200 cidades de 27 países.