Em Espanha, Mercadona aposta nas vendas online
Com 1.632 supermercados na Península Ibérica, o gigante da distribuição Mercadona prepara-se para inaugurar mais sete lojas em Portugal até ao final do ano. Depois de Guimarães, Póvoa do Varzim, será a vez de Setúbal, Montijo, Santarém, Viseu, Caldas da Rainha, Santa Maria da Feira e Oeiras, num montante de investimento que deverá ultrapassar os 150 milhões de euros em Portugal em 2022.
Em Espanha, com uma cobertura muito acentuada no território em número de supermercados, a aposta da Mercadona está na venda online. A empresa acaba de inaugurar o seu quarto armazém de rectaguarda à venda online e espera atingir 2 milhões de encomendas on-line por ano.
O seu quarto armazém vocacionado exclusivamente para a venda online (que em Espanha apelidem por Colmena-Colmeia), e onde foram investidos mais de 14 milhões de euros. A Colmeia de Alicante junta-se às outras três que a empresa tem em funcionamento noutras cidades, como Valência, em funcionamento desde 2018; Barcelona, desde 2019; e Madrid, desde 2020. Para além destas, haverá uma quinta «colmeia» em Sevilha, que deverá abrir no segundo semestre deste ano.
Em 2021, a Mercadona um total de vendas de 27.819 milhões de euros
Todos os clientes nas áreas de entrega dentro do raio de acção das quatro “colmeias” têm acesso ao novo website e app (aplicação) para fazer as suas compras e podem recebê-las das 7:00 às 22:00 de segunda a sábado. Mercadona tem diferentes modelos de vendas baseados na procura de encomendas em cada cidade, embora todos os clientes nestas áreas desfrutem da mesma experiência de compras.
A Mercadona Online é composta por 1.600 pessoas e, na sua maioria, recolhedores e motoristas de entregas. Mais de 45 milhões de euros foram investidos na construção das quatro colmeias já existentes e 15 milhões de euros numa frota de camiões própria. Em 2021, as vendas online representaram já 510 milhões de euros, mais 40% do que em 2020.
Em 2021, a empresa obreve um total de vendas de 27.819 milhões de euros. Deste total, 415 milhões corresponderam à facturação das suas 29 lojas em Portugal, onde a companhia detém já uma quota de mercado de 3%.