CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Espanha: Preço médio da habitação atinge 1.734 €/m2, nível semelhante aos tempos da "bolha"

30 de maio de 2022

Segundo dados divulgados pelo Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana de Espanha, no final da semana passada, A curva dos preços no país vizinho tem vindo a subir desde há vários trimestres, mas “está a ganhar velocidade face a uma oferta que não consegue acompanhar a procura”.

O preço médio por metro quadrado foi de 1.734 euros no primeiro trimestre de 2022, o mais elevado na última década. Segundo comenta o diário “Cinco Dias”: “Para encontrar um valor mais elevado, é preciso voltar ao início de 2011, quando os efeitos da crise financeira de 2008 começaram a fazer-se sentir em Espanha. De acordo com várias fontes imobiliárias, tudo sugere que o aumento continuará nos próximos meses”.

Ainda segundo aquele diário económico, “Ao crescimento progressivo da procura, na sequência do aumento da poupança das famílias durante a pandemia, juntou-se nos últimos meses a crise da oferta e o aumento do preço das matérias-primas. O resultado é um nível de oferta incapaz de absorver a procura de habitação, um fenómeno que levou a um aumento dos preços tanto através da transferência do aumento dos preços para o valor final como através da paragem temporária em algumas obras de construção, de acordo com estas fontes”.

 

Província de Madrid no top, seguida de Guipúzcoa, Ilhas Baleares e Barcelona

Das províncias de Espanha, referem os dados divulgados pelo ministério espanhol, Madrid é a que tem os preços mais elevados, com um metro quadrado a atingir os 2.846 euros, um valor nunca visto nos últimos 15 anos, que se seguiram ao rebentar da «bolha imobiliária” na sequência da crise económica de 2008. Segue-se Guipúzcoa (País Basco) (2.819 euros), relativamente estável durante toda a série histórica, e as Ilhas Baleares (2.611 euros) e Barcelona (2.535 euros), duas províncias com uma curva semelhante à de Madrid. Embora a uma maior distância, os preços em Málaga também subiram para 1.980 euros por metro quadrado. “Sevilha, Saragoça e Valência, entretanto, estão ainda longe dos seus máximos pré-bolha, num intervalo de aproximadamente 1.300 a 1.450 euros” – sublinha o periódico espanhol.