Qualquer análise a este novo regime de reclassificação de prédios rústicos deverá considerar sempre a realidade atual em que a alteração de solo rústico para urbano é excecional e resulta sempre de um processo muito demorado. É caso para dizer: pior do que o que está não fica. Opinião de Víctor Meira, Head of Legal na iad Portugal.
A ideia que Portugal começa e acaba em Lisboa tem vindo a dissipar-se ao longo das últimas décadas. E ainda bem. A verdade é que a narrativa dominante, construída no século passado, é de que a capital é o epicentro de tudo o que importa. No entanto, esta visão é injusta. Opinião de Rafael Ascenso, Founder e Partner da Porta da Frente Christie’s.
Existe uma relação de reciprocidade entre a Construção e a Economia: não só a construção impacta na evolução económica como também é impactada pela mesma, seja de forma positiva ou negativa. Opinião Bruno de Carvalho Matos.
Se queremos um mercado mais forte, precisamos de mudar a forma como os negócios são realizados. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
Cada vez mais, os compradores estão interessados em casas que podem melhorar a sua qualidade de vida, que reflita o seu estilo de vida personalizado e permitir-lhes viver de forma mais eficiente e confortável. Opinião de João Sousa, CEO do JPS Group.
2025 surge como um ano de viragem. Com o aumento das taxas de juro, o contexto macroeconómico menos favorável e uma maior regulação por parte das entidades governamentais, os agentes do setor enfrentam um dilema: adaptar-se ou perder relevância. Opinião de Nuno Mourão.
As alterações legislativas introduzidas representam já uma tentativa ambiciosa de transformar o mercado imobiliário português. Opinião de Jéssica Ramos, Advogada na MATLAW.
Em Portugal padecemos de um crónico problema de progresso económico. Temos tudo: pessoas; território; capacidade criativa e de trabalho; vontade. Todavia, falta-nos missão, rumo, confiança e organização. Opinião de João Correia Gomes, professor na ESAI.
Uma das coisas que sempre me impressionou, negativamente, no sector, prende-se com a facilidade como, na maior das latas, alguns consultores usam uma estratégia de subdimensionar o valor do imóvel que vão vender. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
A tendência de mercado aponta para uma economia de serviços onde o foco está na experiência do utilizador e na valorização contínua do ativo construído ao longo do seu ciclo de vida. Opinião de Bruno de Carvalho Matos.