
PagerDuty. Foto Vector Mais
Tecnológica norte-americana PagerDuty tem novo escritório em Lisboa
Para a sua base em Lisboa, a empresa tecnológica sediada em São Francisco escolheu a Vector Mais para construir o seu espaço de trabalho no edifício Allo em Alcântara, com gestão de projecto da P4 Project Management e arquitetura do atelier Openbook.
De recordar que a PagerDuty que fornece soluções para a gestão de operações digitais, foi fundada em 2009. O seu novo escritório em Lisboa, está dividido em duas áreas, um espaço social aberto aos colaboradores e visitantes, e outra mais reservada, para a operação da empresa. Na primeira, com a sua ampla 'praça', o foco esteve na criação de um ambiente que fomentasse a troca de ideias e a criatividade, usufruindo ao máximo da luz natural e da vista sobre o Rio Tejo e a ponte. Para a materialização deste espaço dinâmico e escultural, foi construída uma estrutura metálica ondulante, que guia os visitantes desde a entrada até à cozinha e abre o horizonte para a área de socialização e a vista exterior.
Os tectos à vista pintados de vermelho ou cobertos com uma malha metálica verde, bem como as carpintarias circulares e a cuidada aplicação de materiais como o pavimento vinílico em tom de madeira ou o cerâmico terrazzo, dão um carácter único a este ambiente. Por sua vez, a área de trabalho é definida por uma zona central com ilhas de secretárias ladeadas por salas de reuniões, espaços de concentração e colaboração. Aqui, o tecto à vista deixa ver as instalações técnicas, servindo como elemento de contenção acústica. O balcão alto com estrutura metálica ondulante, as divisórias com perfil preto e a aplicação original do pavimento vinílico e da alcatifa finalizam este espaço.
Para Maria Ana Botelho, arquitecta da Openbook, "a dimensão da obra só por si não lançou grandes obstáculos, mas a combinação de um prazo curto e a ambição de peças feitas à medida foram um desafio. Neste contexto foi essencial ter uma equipa como a Vector Mais, que possui uma experiência muito variada e completa neste tipo de programas, disposta a arriscar soluções, num processo rápido de teste e execução. Foi uma obra marcada por um ritmo intenso, com a participação de muitas equipas, produtos, materiais, equipamentos e soluções construtivas diferentes, como carpintarias e serralharias.
A dinâmica de trabalho entre a Openbook e a Vector Mais, tem sido desenvolvida e aperfeiçoada em vários projectos que temos trabalhado juntos e permitiu encarar esta obra numa perspectiva de 'fazer acontecer' essencial para o resultado que entregámos ao cliente".
Ricardo Castro, gestor de projecto da Vector Mais, afirma que "o escritório PagerDuty reflecte o interesse crescente das empresas americanas no mercado e talento nacionais, mas também a capacidade da Vector Mais em lidar com processos que exigem um elevado padrão de execução. O resultado final vai de encontro ao desejo da empresa tecnológica em ter um espaço de trabalho apelativo e inspirador para acolher a sua equipa de colaboradores nacionais e internacionais".